A Federação Internacional de Judo (FIJ) levantou a suspensão a atletas russos, tornando-se na primeira federação desportiva a fazê-lo. Na sequência desta decisão, os atletas vão poder representar o seu país no Grand Slam de Abu Dhabi.
A partir desta sexta-feira, os atletas russos vão poder erguer a bandeira e ouvir o hino na competição. Esta é uma decisão inédita, depois de a Rússia ter sido suspensa desde o início da Invasão à Ucrânia em 2022.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
O levantamento da sanção entra em vigor no Grand Slam de Abu Dhabi, uma das principais provas do circuito internacional. Na competição estão inscritos 19 judocas russos (12 masculinos e sete femininos).
O presidente da federação russa, Sergei Soloveitchik, já reagiu à decisão e afirmou que é uma “medida esperada, justa e corajosa”.
A Federação Internacional de Judo explicou a decisão em relação aos atletas russos, depois de o ter feito aos judocas bielorrussos.
“A FIJ mantém o compromisso de tratar todos os seus membros de forma igualitária, sem discriminação, de acordo com a Carta Olímpica e os princípios do desporto, que referem que o desporto deve ser praticado e representado sem qualquer tipo de discriminação”, pode ler-se na nota oficial.
É de recordar que a portuguesa Catarina Costa (-48kg) vai marcar presença no Grand Slam de Abu Dhabi, que decorre entre sexta-feira e domingo.























