Afinal, foi Rui Vitória quem pediu para deixar o Panathinaikos. A Sportinforma sabe que o técnico tomou a decisão após uma reunião com o Diretor Desportivo do clube, Spyros Vlachos, esta manhã. O treinador português considerou que não estavam reunidas as condições para continuar no projeto.
O saída de Rui Vitória do gigante grego não se deu apenas devido aos maus resultados. A atuação do Panathinaikos no mercado de transferências não foi de encontro ao que o técnico pretendia para montar uma equipa competitiva.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
O clube grego fez um dos melhores mercados de sempre em vendas, com as saídas de Vagianidis e Ioannidis para Sporting e também de Maksimovic, que deixarem 39 milhões de euros nos cofres do Pana. No entanto, os reforços pedidos não chegaram.
De acordo com o que a Sportinforma apurou, Rui Vitória pediu Mehdi Taremi ou então Simon Banza, dois avançados que brilharam no FC Porto e SC Braga, respetivamente, para o lugar de Ioannidis, vendido ao Sporting, mas chegou a terceira escolha: Cyriel Dessers, jogador do Rangers. Taremi acabou mesmo no rival Olympiacos.
Além de não terem chegado os reforços pretendidos, o clube contratou jogadores sem o aval do treinador. A imprensa grega escreveu, na altura, que Anass Zaroury, Milos Pantovic e Vicente Taborda foram contratações que não tiveram o ‘dedo’ de Rui Vitória.
Outro dos factores para a saída foi a chegada tardia dos reforços. O técnico tinha identificado os alvos desde cedo, queria que o clube fosse ágil no mercado para poder contar com os jogadores pretendidos nas eliminatórias das provas da UEFA, mas foram todos chegando a conta-gotas, alguns deles já depois do final das rondas de acesso às competições europeias.
O Panathinaikos foi afastado pelo Rangers na 2.ª eliminatória de acesso à fase liga da Champions, eliminou o Shakhtar Donetsk nas grandes penalidades na terceira pré-eliminatória de entrada na fase liga da Liga Europa, antes de afastar os turcos do Samsunspor nos play-off da segunda prova mais importante da UEFA.
Rui Vitória somou apenas uma vitória em jogos esta temporada pelo Panathinaikos. Ao todo, o técnico de 55 anos dirigiu o Pana em 43 jogos: 22 vitórias, 10 empates e 11 derrotas é o resumo dessa passagem pela Grécia.