A derradeira jornada desta paragem FIFA do apuramento europeu para o Mundial 2026 terminou sem apurados. França e Suíça têm tudo bem encaminhado, Suécia já não conseguirá apuramento direto e precisa de um milagre para o 2.º posto. Macedónia do Norte continua a sonhar.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Em franca recuperação após o arranque em falso da Eslováquia, a Alemanha foi até a Irlanda do Norte vencer por 1-0, golo marcado por Woltermade aos 31 minutos, a passe de Raun.
A Maanschaft iguala a Eslováquia na liderança do Grupo A com nove pontos, uma vez que os eslovacos também venceram o seu jogo, diante do Luxemburgo, por 2-0, com golos de Obert e Schranz.
A Irlanda do Norte tem seis pontos e ainda sonha com o apuramento.
No Grupo B, a Suécia disse adeus ao apuramento direto, ao somar mais uma deceção, desta vez em casa. Os suecos, com a dupla de ataque formado por Gyokeres e Alexander Isak, perdeu diante do Kosovo por 1-0. O único golo do jogo foi marcado por Aslani, aos 31 minutos.
A vitória deixa os kosovares no 2.º posto com sete pontos, mais quatro que a Eslovénia, que empatou na receção a Suíça. Os helvéticos mantém-se no 1.º posto com 10 pontos. A Suécia terá de vencer os dois jogos que lhe restam e fazer contas para tentar terminar no 2.º posto, que dá acesso ao play-off. As contas estão muito complicadas.
A França perdeu uma bela oportunidade de ficar mais perto do Mundial 2026, ao empatar fora de portas com a Islândia a duas bolas. Nkunku e Mateta marcaram para os gauleses, Pálsson e Hlynsson para os islandeses, 3.º no grupo com quatro pontos, menos três que a Ucrânia que tem sete. Os ucranianos bateram o Azerbaijão por 2-1, com golos de Gutsuliak e Malinovskyi.
No Grupo J a Bélgica bateu o País de Gales por 4-2 e mantém a liderança, com 14 pontos, mais um que a surpreendente Macedónia do Norte que empatou 1-1 com o Cazaquistão. De Bruyne (2), Trossard e Meunier fizeram os tentos dos Diabos Vermelhos, Rodon e Broadhead marcaram para o País de Gales, que é 3.ª neste grupo com 10 pontos, mais três que o Cazaquistão. Liechtenstein tem um ponto.
De recordar que os 12 vencedores dos grupos seguem directamente para o Campeonato do Mundo. As quatro restantes vagas são determinadas por play-offs envolvendo os 12 segundos classificados dos grupos.
Como funciona o play-off?
Os 12 segundos classificados dos grupos participam no play-off, juntamente com os quatro vencedores dos grupos mais bem classificados da Liga das Nações de 2024/25 que não tenham terminado a fase de grupos da Qualificação Europeia em primeiro ou segundo lugar.
As 16 equipas que participarem no play-off serão divididas em quatro caminhos de play-off, com quatro equipas em cada um. Os jogos do play-off serão disputados em meias-finais a uma mão, seguidas de finais a uma mão na mesma janela internacional, em Março de 2026.