Frederico Varandas respondeu às acusações de que o Sporting controla os principais organismos do futebol português e deixou várias críticas ao Benfica.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Antes da Assembleia-geral ordinária do Sporting, que vai votar o relatório de contas de 24/25, o presidente dos leões lembrou que Pedro Proença e Reinaldo Teixeira são benfiquistas. Para além disso, o dirigente usou a ironia para refutar essa ideia.
“Muito se tem dito que o Sporting controla Liga e Federação. Eu gosto de fazer uns exercícios. Gostava que pensassem comigo: o atual presidente da federação, como é sabido por toda a gente, é benfiquista. O atual presidente da Liga, que não conhecia até à data da candidatura, e lembro-me que antes de reunir com ele me disseram ser pessoa séria, profissional e íntegra, mas que é benfiquista. Depois, olhando abaixo para os elementos da direção da FPF… encontrámos o grande sportinguista Domingos Paciência e o grande sportinguista Toni”, começou por dizer.
De seguida, falou no caso de Rui Caeiro, lembrando que o mesmo está suspenso enquanto sócio.
“Depois encontramos um sportinguista que tem sido muito falado, Rui Caeiro. Curiosamente, foi vice-presidente de Bruno de Carvalho e, por indicação dos órgãos sociais, foi proposta a sua suspensão enquanto sócio. E 70 por cento dos sócios assim o entenderam.”
Varandas revelou ainda uma conversa que teve com Pedro Proença, que também se mostrou impressionado com as suspeitas de que o Sporting controla a FPF.
“Há pouco tempo estive com o atual presidente da federação, que também estava perplexo com esta perceção que começa a ser criada. Ele faz o mapeamento das afinidades dos órgãos sociais da FPF, e não é que 38 por cento são afetos ao Benfica e 25 por cento ao Sporting? Isto não preocupa nada o presidente do Sporting, que votou num projeto com pessoas que considera íntegras e sérias, para que não aconteça o mesmo que aconteceu nos últimos 40 anos”, disse.
“O que faz muita confusão a determinados clubes é que isso acabou. Já não há senhores do futebol, e isso está a fazer confusão a algumas pessoas.”
Por fim, Varandas garantiu que as más épocas do Sporting nunca foram desculpadas pela arbitragem e recordou o seu discurso no passado, assegurando que nem todos os presidentes são iguais.
“Vejo muitas pessoas obcecadas com o Sporting, como o atual presidente do Benfica e os candidatos [à presidência do Benfica]. Já houve épocas más no Sporting, mas nunca o presidente do Sporting as desculpou com a arbitragem. E quando dizem que todos os presidentes falam, que são todos iguais, não é verdade. Quando acabámos em quarto lugar, disse que a culpa era só nossa. Esse é o primeiro passo para tornar um clube campeão e vencedor. O que posso dizer é que sejam mais competentes e trabalhem mais, que ajudam muito mais do que escrever comunicados”, concluiu.