A contratação do israelita Shon Weissman por parte do Fortuna Düsseldorf caiu por terra após os adeptos do emblema alemão terem forçado a direção do clube a desistir do negócio.
Em causa estão declarações do futebolista israelita sobre o conflito de Israel contra o Hamas, consideradas “desrespeitosos e discriminatórios, contrários aos princípios que o Fortuna representa e procura promover”.
Logo após o ataque terrorista do Hamas sobre Israel, a 07 de outubro de 2023, no qual morreram 1.219 israelitas, Shon Weissman publicou várias mensagens na redes sociais, entretanto apagadas, com palavras fortes contra os palestinianos.
O jornal alemão ‘Bild’ recuperou algumas dessas mensagens onde o avançado de 29 anos pediu a Israel para “apagar Gaza do mapa” ou para “lançar 200 toneladas de bombas” sobre o território palestiniano. “Não há inocentes [em Gaza], não precisam de ser avisados”, escreveu ainda Weissman, que também tem nacionalidade portuguesa.
Depois de apagar as mensagens, o jogador que joga atualmente na Granada, da Segunda Liga Espanhola, assumiu que as suas posições foram um erro cometido num momento de grande carga emocional.
A decisão do Fortuna Düsseldorf levou o jogador a reagir. Shon Weissman nega ser um incitador ao ódio e garante que não irá mudar a sua opinião sobre o conflito que já fez mais de 60 mil mortos em Gaza.
“Continuarei a carregar com orgulho a bandeira do meu país onde quer que jogue. Sou filho de uma nação que está de luto pelos horrores de 7 de outubro. Esse dia negro continua a ser uma ferida para mim, como membro de uma família israelita e como atleta que representa o meu país. É possível e necessário opor-se ao sofrimento de inocentes de ambos os lados, mas não permitirei que me retratem como alguém que incitou ao ódio. Ninguém de fora consegue realmente compreender aquilo por que passámos. A lealdade não se discute, especialmente quando o teu povo ainda está a enterrar os seus mortos. Estou profundamente grato pelo apoio que recebi de quem realmente me conhece, e continuarei a exibir com orgulho a bandeira de Israel onde quer que jogue”, disse o jogador.
Aquando da sua contratação por parte do Granada em 2023, o avançado de 29 anos viveu uma situação semelhante. Na altura, alguns adeptos do clube espanhol protestaram contra a sua contração, mas sem frutos.
Weissman conta com 33 internacionalizações por Israel. A nível profissional, conta com passagens pelo Wolfsberger AC da Áustria, Valladolid de Espanha e Salernitana de Itália.