Gabriel Mendes, selecionador português de ciclismo de pista, assumiu que quer a equipa muito competitiva nos Mundiais que arrancam na quarta-feira no Chile.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
“Nós, quando entramos na competição, vamos sempre focados naquilo que são os fatores da competição e procurar resolver os problemas que vamos encontrar na competição, umas vezes com sucesso, outras vezes não conseguimos da forma como desejávamos, respeitamos os nossos adversários e aquilo que é o nosso objetivo é estarmos com a melhor competitividade possível para irmos para a competição e procurar chegar o mais longe possível”, disse o técnico em declarações à agência lusa.
Iuri Leitão, campeão olímpico de omnium e madison, integra os convocados, contudo para Gabriel Mendes não é uma garantia para obtenção de grandes resultados até porque no seu entender se está “a falar de um Campeonato do Mundo, onde estão os melhores do mundo”.
“Também não sabemos o grau de exigência que vamos encontrar, estamos focados no nosso trabalho e, depois, na competição, logo veremos como é que as coisas vão decorrer”.
Ainda assim diz que Portugal vai para “este Mundial sempre com a perspetiva de trazer para Portugal os melhores resultados possíveis, sempre com uma atitude focada no trabalho, no empenho, no esforço, para que, quando estiver em competição, possamos obter os melhores resultados possíveis, e sair do Chile também com um bom grau de pontuação a nível de ranking”.
Os pontos conquistados poderão ser importantes para o próximo ano, como aconteceu na qualificação para este Mundial, onde Portugal não irá ter representantes no feminino.
“Nós não conseguimos a qualificação no contexto das provas de endurance femininas, quer por via do ranking da nação ou por via do ranking individual […]. Como não conseguimos obter um lugar no ranking que nos permitisse essa qualificação, acabámos por não ter acesso ao campeonato do mundo, e já estamos a trabalhar no sentido de no próximo ano podermos recuperar a vaga que não obtivemos”, afirmou.
Rui Oliveira, campeão em Paris2024, assim como Ivo Oliveira não integram a convocatória, não se tratando de uma questão física, como explica Rui Gabriel Mendes. “Nem sempre é possível termos os atletas em todas as competições, também há um programa global de médio e longo prazo que nós temos, neste campeonato não vão estar, nada mais do que isso”, esclareceu.
Os atletas Diogo Narciso e João Matias também integram a comitiva.
Programa dos portugueses nos Mundiais:
– Quinta-feira, 23 out:
19:43 locais (23:43 em Lisboa): Corrida de scratch, Elite masculina — Iúri Leitão (final)
– Sexta-feira, 24 out:
11:00 (15:00): Quilómetro contrarrelógio: Elite Masculina — Iúri Leitão (qualificação)
12:00 (16:00): Perseguição individual, Elite masculina — Diogo Narciso (qualificação).
17:00 (21:00): Corrida de pontos, Elite masculina — João Matias (final)
18:20 (22:20): Quilómetro contrarrelógio: Elite Masculina — Iúri Leitão (final) a)
18:58 (22:58): Perseguição individual, Elite masculina — Diogo Narciso (final) a)
– Sábado, 25 out:
12:30 (16:30): Concurso omnium, Elite masculina — Iúri Leitão (scratch).
15:28 (19:28): Concurso omnium, Elite masculina — Iúri Leitão (tempo).
18:56 (22:56): Concurso omnium, Elite masculina — Iúri Leitão (eliminação).
20:18 (00:18 de domingo): Concurso omnium, Elite masculina — Iúri Leitão (pontos).
– Domingo, 26 out:
14:40 (18:40): Corrida de eliminação, Elite masculina –João Matias (final)
15:58 (19:58): Madison, Elite masculina — Iúri Leitão e Diogo Narciso
a) caso se qualifique.