Declarações de José Mourinho, treinador do Benfica, e de Fredrik Aurnses, médio dos Encarnados, após o 2-2 com o SC Braga.
José Mourinho
Análise ao jogo: “Acho que é uma grande vitória. Na primeira parte o Braga foi melhor, tivemos um período curto onde nos superiorizámos e até fizemos golo numa bola parada, mas o Braga foi melhor. Na segunda parte não houve Braga, só houve Benfica. Os jogadores assumiram essa responsabilidade e viraram o resultado. Ganhar aqui 3-2 é um resultado fantástico, os jogadores merecem pelo esforço, mas com todo o respeito pelo Braga, que criou as dificuldades que esperávamos”.
Porque diz que ganhou 3-2? “Ganhámos 3-2, vi o terceiro golo do banco com as mesmas dúvidas da distância, mas vi e revi-o no mesmo monitor com o que VAR também estaria e o golo é limpo. Ganhámos, grande vitória”.
Benfica mais longe da liderança: “Ganhámos, ganhámos, ganhámos”.
Esclarecimento do ‘ganhámos’ na conferência de imprensa: “Não estou inteiramente contente comigo porque não consegui, durante os 90 minutos, o jogo que esperava conseguir. Mas é uma grande segunda parte e ganhámos 3-2. Obviamente que vocês sabem que estou a falar com ironia, se não o fizesse, seria fortemente penalizado. Eventualmente, o clube, enquanto instituição, pode querer fazer algo ou não e seguir a linha de estar habituado e acomodar-se à situação. Eu, enquanto treinador, consegui mudar as coisas ao intervalo.”
Comunicado do SC Braga a criticar a arbitragem: “Não sei. Eu limito-me a treinar. Não faço avaliações. Devido ao facto de jogarmos outra vez com o Braga dentro de pouco tempo, não quero esmiuçar as nuances táticas. Jogámos com eles dentro de uma semana e pouco, mas bom jogo, bom adversário e bom árbitro. Para mim, fez um jogo bastante positivo, só que os jogos e os pontos decidem-se, muitas vezez, neste tipo de decisões e foi o que foi.”
FOTOS: O SC Braga-Benfica em imagens
Fredrik Aurnses
Ficaram surpreendidos com a entrada do SC Braga? “Não. Sabíamos que gostam de ter bola, é uma boa equipa e atacou muito pelos flancos. Tivemos dificuldades com isso, ajustámos ao intervalo, pressionámo-los mais alto, fomos melhores, fizemos uma boa segunda parte. Merecíamos os três pontos, mas estamos desapontados com o 2-2.”
Benfica devia ter reagido mais cedo? “Claro. A primeira parte foi do Braga, foram a melhor equipa, na segunda parte fomos nós. Foi um jogo difícil, penso que o 3-2 [anulado ao Benfica por falta] devia ter sido golo, foi um toque muito suave. Penso que não foi falta, devia ter sido validado. Tive também uma grande ocasião, devia ter marcado, é desapontante.”
FC Porto e Sporting podem ficar mais longe: “Temos de focar em nós próprios. Queríamos ganhar, a única coisa que podemos fazer é focar-nos em nós e tentar ganhar o próximo jogo.”
O Benfica empatou 2-2 na Pedreira com o SC Braga este domingo, na 16.ª jornada da I Liga de futebol. Os Encarnados chegam aos 36 pontos, mas podem ficar a 10 do líder FC Porto, se os Dragões vencerem o Aves SAD, último da tabela.
Otamendi e Aursnes marcaram para o Benfica, Pau Victor e Zalazar fizeram os tentos dos minhotos.
A equipa de Carlos Vicens não aproveita o empate do Gil Vicente, pelo que se mantém no 5.º lugar, atrás dos Galos, com 26 pontos, menos um que a equipa de César Peixoto.
Braga e Benfica voltam a medir forças no dia 07 de janeiro de 2026, nas meias-finais da Taça da Liga.























