Nicholas Griggs e María Forero sagraram-se este domingo campeões europeus de corta-mato no escalão sub-23, em Lagoa, ambos depois de anos a rondar o topo do pódio. A prova, disputada no Parque Urbano do Parchal, consagrou dois atletas que já tinham sido medalhados recentemente e que confirmaram, agora, o estatuto de favoritos.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Na prova feminina, María Forero impôs-se com autoridade nos 5,79 quilómetros do percurso, concluindo a corrida em 19.59 minutos. A espanhola deixou a finlandesa Ilona Mononen a cinco segundos, relegando-a para a prata, enquanto a alemã Pia Schalttmann completou o pódio. A vitória teve um sabor especial para Forero, que competiu perto da sua região de origem e contou com forte apoio nas bancadas.
Portugal teve uma presença discreta na corrida feminina, com Rita Figueiredo a ser a melhor nacional, ao terminar no 28.º lugar. A atleta reconheceu dificuldades em lidar com os ritmos internacionais mais elevados, embora tenha destacado a recuperação ao longo da prova. Coletivamente, a seleção portuguesa terminou no 11.º e último lugar, numa competição dominada pela França.
No setor masculino, Nicholas Griggs confirmou a evolução dos últimos anos ao conquistar finalmente o ouro, depois de já ter somado prata e bronze neste escalão. O irlandês venceu em 17.47 minutos, à frente dos franceses Aurélien Radja e Pierre Boudy. O britânico Will Barnicoat, campeão em título, ficou fora da luta pelas medalhas.
Duarte Santos foi o melhor português na prova masculina, ao terminar num meritório 13.º lugar, seguido de João Santos, em 20.º. Apesar do desempenho individual positivo, Portugal fechou a classificação coletiva no sétimo posto, longe das seleções do pódio, lideradas pela Irlanda.
Com estes resultados, Griggs e Forero inscrevem os seus nomes na história recente do corta-mato europeu, enquanto Portugal continua à procura de repetir os melhores resultados já alcançados no escalão sub-23, cujo maior feito nacional continua a ser o bronze de Mariana Machado em 2021.























