Pep Guardiola vai dirigir o seu milésimo jogo como treinador quando, este domingo, o Manchester City receber o Liverpool para a Premier League no jogo grande da ronda da Premier League.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Até agora, em 999 jogos como treinador principal, desde que assumiu o leme do Barcelona B em 2007, Guardiola somou 715 vitórias, conquistando 12 títulos de campeão, à frente de Barcelona, Bayern Munique e Manchester City, para além de três Ligas dos Campeões.
O técnico de 54 anos perdeu apenas 128 jogos e ergueu ainda mais 25 troféus, para além dos acima mencionados.
“Os números são insanos, peço desculpa por dizer isso”, admitiu o próprio na passada sexta-feira, na conferência de imprensa de antevisão ao encontro. “Quando se tem os marcos e se lê o que se fez, as vitórias, a média, não só na Premier League, mas também na Liga dos Campeões, conseguimos coisas incríveis no Barcelona, no Bayern Munique e aqui, no City”, referiu, sem falsas modéstias. “Esta percentagem, acima dos 70% de vitórias, significa que a cada 10 jogos ganhamos sete e empatamos um ou dois”, nota.
“Isto só acontece porque estás no Barcelona, no Bayern Munique e no City com os jogadores que eu tenho. Depois disso, é muito trabalho árduo. Dedicação, paixão, amor – nisto ninguém me supera”, nota. “Adoro analisar ao detalhe o que se pode fazer contra cada adversário, convencer os jogadores e entrar em campo com eles. Os jogadores seguem-me sempre. Sempre”, lembra Guardiola.
“Mas mil jogos. É difícil atingir este número e, se começasse do zero, não conseguiria de novo, são muitos jogos”, disse.
Guardiola é visto por muitos como alguém que mudou a face do futebol, com um estilo de jogo depois imitado por muitos outros treinadores, com um sorriso no rosto, sexta-feira respondeu assim, quando questionado sobre o facto ser considerado por alguns como o maior treinador de todos os tempos: “Têm toda a razão!”.
Depois, mais a sério, esclareceu: “A influência de cada treinador esteve presente ao longo da história. E claro que posso dizer que fiz parte disso, porque os números comprovam-no, tive sucesso e foi gratificante ver as minhas equipas jogar. Portanto, estou nesse patamar. Mas nunca comecei a pensar ‘quero ser o melhor'”, sublinhou.
Se é, ou não, o melhor treinador de sempre, essa será sempre uma questão subjetiva. Mas os números são impressionares.
Alguns números da carreira de Pep Guardiola como treinador
– 999 jogos: 549 como treinador do City, 247 como treinador do Barcelona, 161 como treinador do Bayern, 42 como treinador do Barcelona B)
– 715 vitórias, 156 empates, 128 derrotas
– Equipa que venceu mais vezes: Arsenal, 20 vitórias em 33 jogos)
– Equipas contra quem perdeu mais vezes: Tottenahm e Liverpool, 20 derrotas em 34 jogos
– Jogador que marcou mais golos às suas ordens: Lionel Messi, 211 golos (segue-se Erlinga Haaland, com 142)
– Palmarés: 3 Ligas dos Campeões, 4 Mundias de Clubes, 4 Supertaças Europeias, 6 Ligas inglesas, 2 Taças de Inglaterra, 3 Supertaças inglesas, 4 Taças da Liga inglesas, 3 Ligas espanholas, 3 Supertaças de Espanha, 2 Taças do Rei, 3 Bundesligas, 2 Taças da Alemanha, 1 título de segunda divisão de Espanha























