O Benfica goleou, este domingo, o Moreirense por 4-0 e chegou ao sexto triunfo fora de portas no campeonato. Vangelis Pavlidis foi o protagonista maior do encontro com o hat-trick, e a subida à liderança dos melhores marcadores com 13 golos. Aursnes marcou o outro tento dos encarnados. A equipa de Vasco Botelho da Costa acabou por ser penalizada por dois erros individuais, que estiveram na origem do terceiro e quarto golo da equipa de José Mourinho.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
No estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas a noite era duelo entre encarnados e cónegos. Autêntica final para o Benfica que não poderia perder terreno para os rivais, Sporting (goleou o lanterna vermelha AVS por 6-0) e FC Porto (defronta na segunda-feira o Estrela da Amadora). Do outro lado estava o Moreirense, sétimo classificado da tabela, e com fama de complicar a vida dos encarnados. Há duas épocas que o Benfica não sabia o que era ganhar em Moreira de Cónegos para o campeonato.
Para o embate com os cónegos, José Mourinho optou apenas por uma alteração após o triunfo moralizador frente ao Nápoles: entrou Pavlidis no onze, para a saída de Ivanovic. No Moreirense, o treinador Vasco Botelho da Costa fez duas alterações no onze inicial em relação ao embate com o Estoril (3-3). Saíram Alan e Michel, para as entradas de Maracás e Benny.
A primeira parte do encontro foi bastante divida, com o Benfica a mostrar-se mais esclarecido no último terço e a marcar na ocasião mais flagrante, por intermédio de Pavlidis.
A ‘turma’ de Vasco Botelho da Costa até foi a primeira a aproximar-se da baliza adversária – num canto de Travessos (7m), Gilberto Batista cabeceou, com o Trubin a segurar com segurança, a dois tempos.
O Benfica demorou alguns minutos a soltar-se, e só ao 22 minutos se aproximou com perigo da baliza adversária. Barreiro descobriu Dedic para o cruzamento, Sudakov cabeceou, e Dinis Pinto serviu de muralha a impedir que a bola se encaminhasse para a baliza. Pediu-se pênalti, mas a bola foi ‘à barriga’ do jogador do Moreirense.
Só depois da meia hora, o Benfica voltou a alvejar a baliza de André Ferreira. O guardião comprometeu ao tentou aliviar a bola, esta chegou aos pés de Aursnes que deixou para o remate perigoso de Pavlidis.
Foi o aviso que procedeu o golo do Benfica (aos 36m). Na sequência do canto, Tomás Araújo cruzou para o coração da área, e Pavlidis cabeceou nas alturas para o fundo da baliza.
O Moreirense ainda tentou respondeu no tempo de compensação, num transição rápida de Benny, contudo, o pontapé saiu por cima da baliza. Uma nota negativa antes do descanso: Vasco Sousa teve que sair por lesão, dando lugar a Rodri Alonso.
Para o segundo tempo, Mourinho introduziu Rodrigo Rêgo em campo, rendendo Leandro Barreiro. Vasco Botelho lançou Afonso Assis por troca com Stjepanovic.
A etapa complementar iniciou-se com a mesma toada, e o Benfica voltou a pautar-se pela eficácia. Ao minuto 57, Enzo recuperou a bola, Aursnes deixou em Pavlidis que disparou para o bis, com o esférico ainda a desviar num adversário.
O Benfica resolveu o jogo praticamente em duas ofertas da equipa de Moreira de Cónegos. Ao minuto 71´, Gilberto Batista ofereceu a bola a Pavlidis em zona proibida, o grego não desperdiçou o presente de natal e disparou de pé esquerdo para o hat-trick, no 13.º golo do campeonato para avançado e a consequente subida à liderança dos melhores marcadores.
Cinco minutos volvidos e foi, desta feita, André Ferreira a comprometer. Passe para o pés de Aursnes que finalizou com um chapéu que ainda beijou a barra ainda de ficar confirmado o 4-0 para os encarnados.
Até final, ainda deu tempo para Mourinho lançar o campeão do mundo de sub-17, José Neto, que se estreou no campeonato com a camisola principal do Benfica. Já no tempo de compensação, as águias estiveram perto do quinto golo num pontapé forte de Schjelderup, que saiu desviado.
Exibição segura e consistente dos encarnados que dão assim sequência ao triunfo frente ao Nápoles, porventura o encontro mais bem conseguido pela equipa de José Mourinho nesta temporada. O Benfica tem agora 32 pontos, e fica novamente três pontos do segundo classificado Sporting.























