O Governo da Indonésia recusou conceder vistos a atletas israelitas que iriam participar no Mundial de Ginástica Artística, a realizar em Jacarta, entre 19 e 25 de outubro.
Confrontado com a decisão de Jacarta, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) disse que tomou conhecimento da mesma, mas não revelou se irá tomar uma posição oficial ou aplicar algum tipo de sanção.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
O organismo que rege a modalidade a nível mundial apenas revelou, citado pela AFP, que espera ser “criado o mais rapidamente possível um ambiente suscetível de os atletas de todo o mundo poderem praticar o desporto com todas as condições de segurança e tranquilidade” durante os Mundiais de ginástica artística.
A Federação Indonésia de Ginástica garante que a FIG estava avisada da decisão desde a última 6.ª feira.
O Mundial de Ginástica Artística contará com a participação de 500 ginastas, de 80 países.
De recordar que a Indonésia, um dos países muçulmanos mais populosos do Mundo, não mantém relações diplomáticas com Israel. O Governo de Jacarta tem sido muito crítico com Israel por causa da ofensiva militar na Faixa de Gaza, que já fez mais de 67.000 mortos e de 170.000 feridos, na maioria civis, de acordo com dados do Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas.