A seleção feminina espanhola conta com dois regressos de peso: Jenni Hermoso e Mapi León. A convocatória para os embates contra a Suécia para a Liga das Nações foi divulgada, esta sexta-feira, pela nova selecionadora.
Esta foi a primeira lista de convocadas de Sonia Bermúdez, o que faz prever que é um virar de página na seleção feminina do país vizinho.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Mapi León renunciou à seleção em 2022, na sequência do caso Rubiales, tendo sido uma das líderes do grupo ‘As 15’. A defesa do Barcelona foi uma das figuras mais firmes neste escândalo e contra a Federação. A jogadora recusou voltar à ‘la roja’, até quando foi chamada por Montse Tomé. Com a nova selecionador ao leme, Mapi está “animada e quer começar uma nova era do zero”, tal como referiu Sonia Bermúdez na conferência de imprensa.
O caso de Jenni Hermoso tem algumas diferenças, tendo em conta que chegou a ser convocada em 2024. Contudo, a melhor marcadora da história de Espanha (57 golos) voltou a ser afastada por Tomé. Recorde-se que Hermoso foi a figura central do Caso Rubiales, depois de ter sido beijada sem consentimento pelo antigo líder da federação espanhola.
Estas novidades na convocatória foram bem recebidas em Espanha, e não só, uma vez que se entende que se trata de um novo ciclo na seleção espanhola. É de referir que Montse Tomé era vista como uma continuidade do antigo selecionador, Jorge Vilda, e da direção de Rubiales.
Em relação à convocatória, nota para a presença da benfiquista Cristina Martín-Prieto, para os duelos de dia 24 e 28 de outubro da Liga das Nações feminina.