A Efapel continua a preparar a próxima temporada e anunciou esta segunda-feira a contratação do colombiano Jesús David Peña, um dos ciclistas que mais brilhou nas estradas portuguesas em 2025. O trepador de 25 anos junta-se à formação laranja com o objetivo de reforçar a ambição da equipa, que pretende afirmar-se cada vez mais no panorama internacional.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
“Estamos muito orgulhosos por receber David Peña. É um corredor talentoso, combativo e determinado, com um perfil que encaixa perfeitamente no espírito da Efapel”, referiu a equipa nas suas redes sociais.
Peña chegou a Portugal já com a época em andamento, para representar a AP Hotels & Resorts-Tavira-Farense, e rapidamente se destacou. Foi presença constante nos pódios da Volta ao Alentejo, Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela e Troféu Joaquim Agostinho, onde triunfou no alto de Montejunto — uma das chegadas mais duras do calendário nacional. Na Volta a Portugal, foi um dos candidatos à vitória, terminando em quarto lugar após perder o pódio no contrarrelógio final.
Com passagem anterior pela Jayco AlUla, do WorldTour, o colombiano traz experiência internacional e um registo de promessas por cumprir. Sétimo classificado na geral jovem do Giro d’Italia 2019, Peña quer agora reencontrar o seu melhor nível ao serviço da equipa portuguesa.
“É uma equipa ambiciosa e sinto que posso crescer aqui. Espero adaptar-me rapidamente e contribuir para os objetivos da Efapel”, afirmou o corredor, citado pelo clube.
Sob a liderança de José Azevedo, a Efapel tem vindo a reforçar-se para 2026, ano em que apostará num calendário com mais provas fora de Portugal. Peña junta-se a um grupo que inclui Lucas Lopes, Diogo Gonçalves, Tiago Leal, Rafael Durães e Gonçalo Tavares, campeão nacional sub-23 em contrarrelógio (2024) e em fundo (2023).























