Rui Costa decidiu terminar a carreira aos 39 anos e tem sido alvo de homenagem por parte de colegas de profissão. É o caso de João Almeida, que fez questão de agradecer ao ‘ídolo’ por toda a influência que teve na modalidade e não só.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
“Obrigado por seres um ídolo e por tanto nos teres dado! Aprendi muito contigo. Deste-me valores tanto para o ciclismo como para a vida. Mudaste a minha mentalidade e não seria o ciclista do presente se não tivesses influenciado o meu passado”, escreveu o vice-campeão da Vuelta 2025 nas redes sociais.
De seguida, João Almeida continua a valorizar o percurso de Rui Costa e mostrou-se satisfeito por tê-lo tido como “colega de equipa e mentor”.
“És muito mais do que o Rui Costa, campeão do mundo de 2013 e vencedor de tantas corridas. Classe é o que melhor te define, assim como disciplina e sacrifício. Um orgulho poder afirmar que tive o Rui Costa como colega de equipa e mentor. Levo comigo bons momentos que sempre saberão a pouco”, referiu.
Recorde-se que Rui Costa venceu 33 títulos ao longo da carreira, entre eles três etapas na Volta a França e uma na Vuelta’2023. Para além disso, nota para as três participações nos Jogos Olímpicos (Londres’2012, Rio’2016 e Paris’2024), bem como os três títulos de campeão nacional de fundo (2015, 2020 e 2024) e outras dois de contrarrelógio (2010 e 2013).























