João Almeida abandonou a Volta a França 2025 a meio da etapa 9, que liga Chinon a Châteaurou .
O ciclista português não resistiu às mazelas físicas que sofreu após a aparatosa queda de que foi vítima na sexta-feira e, apesar de ainda ter concluído essa tirada, bem como a etapa de sábado, este domingo descaiu do pelotão a mais de 100km da meta e acabou por desistir quando faltavam cerca de 80Km para a chegada.
A realizar uma temporada de 2025 de sonho, João Almeida, quarto classificado do Tour em 2024, vê desta feita caírem por terra as suas aspirações para a edição deste ano da prova, na qual o seu principal objetivo passava por ajudar o colega Tadej Pogacar a somar novo triunfo.
O esloveno, que lidera a classificação geral, sofre assim também ele um forte revés, ao ficar sem a companhia do português, o seu principal escudeiro neste Tour.
Sábado, no final da etapa 8, a qual conclui a mais de dez minutos do pelotão, João Almeida tinha afirmado: “Cada desnível na estrada é doloroso, cada vez que me levanto do selim e tento sprintar é doloroso, mas faz parte do ciclismo”.
Porém, este domingo, ao ver-se ficar para trás ainda a meio da tirada, João Almeida não aguentou e acabou mesmo por abandonar.
A queda de João Almeida, recorde-se, deu-se a seis quilómetros do final da etapa 7, entre Saint-Malo e Mûr-de-Bretagne, com o ciclista português, entre várias outras mazelas, a fraturar uma costela. Ainda terminou, em dificuldades, essa etapa sete e a seguinte, a oitava, no sábado, mas este domingo não resistiu.