Após a derrota do Estoril-Praia diante do Santa Clara por 0-1, João Carvalho foi muito crítico do facto do jogo em atraso da terceira jornada do campeonato ter sido marcado para o mesmo dia do jogo da seleção nacional.
O médio dos canarinhos apontou à falta de profissionalismo, e deixou ainda uma farpa ao que considera uma cultura futebolística portuguesa muitíssimo limitada.
Profissionalismo: “Sinceramente, quero dizer que nós temos família, não estamos aqui a brincar. E tentamos ser profissionais. Mas se tudo à volta não é profissional, acabamos por não conseguir ser profissionais também. Há muita coisa por dizer, quero dizer muita coisa, mas não quero ser mal interpretado”
Data do jogo: “Isto começa há 3, 4 semanas. Claramente Santa Clara estava nas competições europeias, merece ter o seu descanso. Nada a dizer, mas vou ser sincero, estávamos quase no último dia do mercado e se algum jogador que quiser vir jogar para Portugal e olhar para o resumo do nosso jogo, acho que não vem. Porque as condições que nós tivemos na semana passada foram horríveis. Há justiça nisto? Há justiça neste jogo? Eu não sinto. Não tem a ver com a arbitragem, mas é o jogo em si, marcado para esta altura. Não sei o que é que se pode corrigir, mas assim não andamos para a frente. Tentámos dar o nosso melhor, queria deixar uma mensagem clara, mas acho que ninguém me está a ouvir, porque a nossa cultura é de ver 3, 4 equipas e nada mais”
Jogo da seleção: “Portugal jogou há bocado, estávamos todos a ver o jogo. Acho que a seleção de Portugal não merecia que houvesse este jogo. E acima de tudo, se queremos ir para outro nível, acho que estas coisas deviam deixar de acontecer”
O jogo: “Sinceramente, nós ganhamos o jogo. Condições adversas. Ganhámos o jogo porque continuámos a ser uma equipa. O Santa Clara foi às competições europeias, é uma excelente equipa, tem um excelente treinador e nós, com ausências ou não, foi taco-a-taco e podia dar para qualquer lado. Deu para o lado deles… foram melhores, fizeram um golo e nós não fizemos… Estou muito triste com esta situação toda. E a nossa época realmente vai começar na próxima semana, porque é na próxima semana que começa um campeonato normal, porque até agora não foi”
Ausência de vitórias: “Acho que de todos os jogos não merecíamos perder nenhum, merecíamos ganhar dois ou três. Temos dois pontos na tabela acho que devíamos ter mais. Vamos olhar para a frente, acho que temos muito a percorrer e, como ano passado, demos a volta por cima e este ano não vai ser diferente”