O árbitro João Pinheiro assumiu, esta quinta-feira, o objetivo de marcar presença no Mundial’2026, após integrar os 18 juízes selecionados para dirigir os jogos do Campeonato do Mundo de sub-20 de 2025, no Chile. A prova disputa-se entre os dias 27 de setembro e 19 de outubro
Em declarações à Lusa, o juiz da associação de Braga, de 37 anos, espera realizar uma época que lhe permita, depois, ser nomeado para o Campeonato do Mundo de seleções principais, nos Estados Unidos, no México e no Canadá.
“Deveremos ir mais cedo para o Chile, uma semana antes, o que vai dar para preparar da melhor maneira a competição, sendo que os objetivos da época continuam a ser os mesmos: trabalhar para estar ao mais alto nível para conseguirmos o objetivo de estar presentes no Mundial de 2026”, frisou.
“Esta nomeação é fruto do trabalho de todos da Federação Portuguesa de Futebol, em especial do Conselho de Arbitragem”, destacou sobre uma chamada para um torneio que contou ainda com Luís Godinho como vídeoárbitro na edição de 2023, na Argentina.
João Pinheiro é o quinto português a participar num Campeonato do Mundo de sub-20 como árbitro principal, depois de César Correia, no Japão, em 1979, de Pinto Correia, na Austrália, em 1981, de Olegário Benquerença, no Egito, em 2009, e de Artur Soares Dias, na Nova Zelândia, em 2015.
João Pinheiro integra a categoria Elite da UEFA, a mais elevada da arbitragem europeia, desde o início de 2025, o que o lhe possibilita dirigir qualquer partida organizada pela FIFA e pela UEFA.