A possibilidade de o AC Milan disputar um jogo oficial do campeonato italiano fora da Europa foi definitivamente afastada. A Serie A e o governo australiano anunciaram, esta segunda-feira, que não estão reunidas as condições necessárias para a realização do encontro frente ao Como, inicialmente previsto para fevereiro de 2026, em Perth.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Em comunicado conjunto, as duas partes confirmaram que a iniciativa foi abandonada “por mútuo acordo”, apontando riscos financeiros difíceis de controlar, processos de aprovação dispendiosos e complicações logísticas de última hora como fatores decisivos para a desistência do projeto.
A ideia ganhou força no final de 2025, quando o presidente da Liga italiana, Ezio Simonelli, revelou que o jogo da 24.ª jornada poderia decorrer na Austrália, aproveitando a indisponibilidade do Estádio San Siro, que estará afeto à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, agendados para fevereiro desse ano.
Desde cedo, a proposta gerou controvérsia no seio do futebol italiano. Alguns jogadores do Milan manifestaram publicamente o seu desagrado, alertando para o desgaste provocado por uma viagem superior a 13 mil quilómetros, aliada à adaptação a um fuso horário completamente distinto, num período decisivo da temporada.
O recuo agora confirmado impede que a Serie A se tornasse a primeira grande liga europeia a disputar um jogo oficial fora do continente, numa ideia que tem sido debatida nos últimos anos, mas que continua a esbarrar em entraves logísticos, financeiros e desportivos, como já sucedera recentemente com uma tentativa semelhante da liga espanhola nos Estados Unidos.























