Jorge Costa faleceu esta terça-feira. O antigo jogador e treinador não resistiu a uma paragem cardiorespiratória sofrida no centro de estágios do Olival.
O atual diretor desportivo do FC Porto foi socorrido no local, sendo transportado de imediato para o Hospital de São João já em estado muito grave, onde viria a ser declarado o óbito.
De referir que, já em 2022, Jorge Costa tinha tido um problema cardíaco, tendo sido na altura submetido a uma operação cirúrgica no Hospital de Santa Cruz, acabando por recuperar.
Com 53 anos, Jorge Costa assumiu as funções de diretor de futebol dos dragões aquando da eleição de André Villas-Boas, em março de 2024.
Natural da cidade do Porto, Jorge Costa deu os primeiros pontapés na bola em 1986, no FC Foz, passando no ano seguinte para o FC Porto, onde esteve até 2001, com empréstimos a Penafiel e Marítimo pelo meio.
Seguiu-se uma aventura em Inglaterra para jogar pelo Charlton na Premier League, acabando por regressar aos dragões na temporada seguinte, para mais três épocas de dragão ao peito, e onde se sagrou campeão europeu, ao conquistar a Liga dos Campeões em 2004.
A carreira de jogador terminou na Bélgica, em 2006, ao serviço do Standard de Liége.
Seguiu-se o desafio de treinador, que começou ao serviço do SC Braga em 2006. Depois de Olhanense e Académica, Jorge Costa foi para o estrangeiro, onde treinou na Roménia, Chipre, Gabão, Tunísia e Índia, interrompidos por breves regressos a Portugal.
De volta ao seu país, Jorge Costa treinou o Académico de Viseu em 2022/23, terminando a sua carreira de técnico pelo AVS.
Seguiu-se o desafio lançado por André Villas-Boas de fazer parte da sua estrutura de futebol profissional, função que desempenhava até hoje.