José Carlos Pinto entrou este sábado para a história do atletismo português. O atleta do Benfica venceu o Hytteplanmila, prova de 10 km disputada na Noruega, com um tempo de 27.53 minutos, estabelecendo um novo recorde nacional e tornando-se o primeiro português a baixar da barreira dos 28 minutos nesta distância.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
A exibição do meio-fundista de 28 anos foi de grande nível, deixando o segundo classificado, o norueguês Narve Nordas, a 33 segundos. José Carlos Pinto retirou ainda sete segundos à anterior melhor marca nacional, fixada por Samuel Barata (28.00) no início de outubro, em Brasov.
O benfiquista bateu também o recorde da prova, que pertencia desde 2019 a Jakob Ingebrigtsen, bicampeão olímpico e, curiosamente, filho do atual treinador de José Carlos Pinto. Um feito simbólico que reforça o momento de forma excecional do português.
No final da corrida, que contou com 3.893 participantes (1.238 mulheres), José Carlos Pinto mostrou-se naturalmente satisfeito. “O objetivo foi cumprido. Estou a treinar bem e sabia que estava ao meu melhor nível. No primeiro quilómetro percebi que estava rápido [2m41s], passei aos cinco quilómetros em 14m03s e ainda consegui fazer um negative split de 13m50s”, revelou.
Este é já o terceiro recorde nacional dos 10 km batido em 2024: primeiro por Isaac Nader (28.01), depois por Samuel Barata (28.00) e agora por José Carlos Pinto, que levou o atletismo português a um novo patamar com um tempo de referência mundial.