O Al Wahda, treinado pelo português José Morais, entrou com o pé direito na Liga dos Campeões asiáticos de futebol ao vencer o Al Ittihad (2-1), esta segunda-feira, em Abu Dhabi. Já o Al Gharafa, orientado por Pedro Martins, perdeu de forma dramática diante do Sharjah (4-3), nos descontos.
Em Abu Dhabi, Lucas Pimenta assinou o golo da vitória já aos 90+8 minutos, consumando a reviravolta frente ao campeão saudita. Steven Bergwijn abriu o marcador para o Al Ittihad aos 21’, mas a expulsão de Muhannad Al Shanqiti aos 37’ mudou o rumo do jogo, com Caio Canedo a igualar aos 62’. Rúben Canedo foi titular pelo Al Wahda, que contou ainda com Guga e Bernardo Folha no banco, enquanto Danilo Pereira atuou os 90 minutos pelo Al Ittihad, onde Roger Fernandes não saiu do banco.
Se Morais festejou, Pedro Martins saiu de mãos vazias. O Al Gharafa desperdiçou uma vantagem de 2-0 e 3-2, acabando por perder nos descontos frente ao Sharjah. Os qataris marcaram por Yacine Brahimi (33’) e Joselu (45+4 e 73’), mas a expulsão do guarda-redes Khalifa N’Diaye, aos 86’, abriu caminho à reviravolta. Rey Manaj (60’ e 90+1), Ousmane Camara (62’) e Igor Coronado (90+10) assinaram os golos do conjunto emiradense.
Com estes resultados, Sharjah e Al Wahda lideram a zona oeste da competição, ambos com três pontos, enquanto Al Gharafa e Al Ittihad seguem sem pontuar. A jornada inaugural da fase de liga prossegue até quarta-feira, incluindo a receção do Shabab Al Ahli, de Paulo Sousa, ao Tractor, do Irão.
A competição repete o modelo da época passada: 24 equipas, oito jogos cada uma na fase de liga, com os oito melhores classificados de cada zona (oeste e este) a seguirem para os oitavos de final.