Kalle Rovanperä, aos 25 anos, está de saída do WRC, depois de se ter sagrado bicampeão do mundo em 2022 e 2023. O piloto finlandês surpreendeu tudo e todos com a saída do Mundial de ralis para rumar à Super Fórmula Japonesa.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
A Toyota anunciou a despedida do piloto, revelando que o piloto vai “vai embarcar num novo e exigente desafio”. Atualmente, Rovanperä está na terceira posição no mundial e faltam três provas para o fim do campeonato, mantendo em aberto a conquista do 3.º título.
Sébastien Ogier está na liderança com 224 pontos, enquanto Elfyn Evans é segundo com 222. Rovanpera soma 203 no 3.º posto.
Kalle Rovanperä admitiu que foi uma escolha difícil, mas garante que irá cumprir outros sonhos, desta vez nos monologares e em circuitos.
“Mas sei que é a escolha certa, que me vai permitir cumprir os outros sonhos que tenho no automobilismo. Apaixonei-me pelos ralis em criança e tive a sorte de crescer ao lado de lendas e ídolos. O objetivo era chegar ao WRC e ser campeão do Mundo, algo que, felizmente, alcancei”, pode ler-se na nota oficial.
Desta feita, o finlandês vai integrar a Super Fórmula, com o apoio da Toyota Gazoo Racing.
Recorde-se que Kalle Rovanperä, filho do antigo piloto Harri Rovanperä, estreou-se no Campeonato do Mundo de ralis em 2020. No ano seguinte, tornou-se o piloto mais jovem de sempre a vencer uma prova na categoria. Em 2022, sagrou-se campeão do mundo, com 22 anos.