O Benfica perdeu, com enorme surpresa, em pleno Estádio da Luz com o Qarabag na estreia na fase de liga da Liga dos Campeões 25/26 e o desaire caseiro das águias, aliado ao feito histórico do conjunto azeri, fizeram eco na imprensa internacional, que aponta o dedo ao relaxamento dos encarnados depois de se verem a vencer por 2-0.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
É essa a análise do jornal espanhol Mundo Deportivo, um dos mais duros para com a atuação do Benfica. “A equipa de Bruno Lage parecia ir ter um passeio na sua casa, perante os seus adeptos, mas a festa acabou por não ter um final feliz”, começa por resumir aquela publicação. “Após o 2-0, os portugueses viram tudo tão fácil que acabaram por relaxar. Deixaram de pressionar e o Qarabag foi entrando no jogo, porque as águias tinham perdido completamente o controlo”, prossegue o Mundo Deportivo, numa crónica intitulada “Luz do Benfica apaga-se perante um histórico Qarabag”.
Também em Espanha, o jornal AS prefere dar ênfase ao feito dos campeões do Azerbaijão: “Sete anos separam o Qarabag da sua última participação na Champions. Nessa altura, o clube foi eliminado na fase de grupos com quatro derrotas e dois empates, ambos frente ao Atlético Madrid. Agora, no seu regresso à competição, conseguiu uma proeza ainda maior contra o Benfica, logrando a sua primeira vitória de sempre na prova depois de estar a perder por 2-0”.
Ainda no país vizinho, a Marca escreve que “o primeiro encontro entre uma equipa portuguesa e uma equipa azeri na Champions foi ganho pela segunda, contra todas as probabilidades”, antes de acrescentar: “Poucos acreditavam no resultado, mas foi uma realidade”.
Já em França, o L’Équipe também questiona a exibição das águias na surpreendente derrota com o Qarabag. “O que dizer do desempenho do Benfica? Acostumado às disputas da Champions League, o clube lisboeta foi surpreendido pelo Qarabag, o convidado-surpresa desta fase da liga. Os campeões do Azerbaijão não poderiam ter sonhado com um início melhor”, resume aquele prestigiado jornal gaulês.
Em Inglaterra o desaire do Benfica também foi notícia. “Ficará na memória de ambas as equipas”, sublinha o The Athletic, com a BBC a destacar que “jogadores e a equipa técnica do Qarabag ajoelharam-se em comemoração ao apito final, após uma vitória que ficará na história na Champions League”.
Por fim, no Brasil, o GloboEsporte fala numa “vitória de gigante” do Qarabag, enquanto o Correio Braziliense destaca já a saída de Bruno Lage, que em 2023 treinou o Botafogo. “Benfica demite Bruno Lage após derrota humilhante”, titula.