Marco Silva comentou a transferência de João Félix para o Al Nassr, da Arábia Saudita, considerando que a decisão “não surpreende”, mas confessando alguma perplexidade por ver o avançado português afastar-se dos grandes palcos europeus tão cedo na carreira.
“Nada me surpreende no futebol. São decisões individuais, do momento, da carreira. Cada um tem de perceber aquilo que quer para si. Não há que esconder que é um campeonato que tem vindo a evoluir, mas esperava que a carreira dele tivesse tido outro rumo até aqui”, disse o treinador do Fulham em entrevista ao Canal 11.
Marco Silva lembrou ainda que a estreia de Félix na Premier League foi precisamente contra o seu Fulham, em janeiro de 2023, num jogo em que o avançado do Chelsea foi expulso. “Infelizmente para ele foi expulso nesse jogo, mas a capacidade que demonstrou nos primeiros minutos impressionou quem não o conhecia. Era um jogador algo desconhecido para muitos adeptos ingleses, mas o impacto foi imediato. Pensei que aquela época seria a da sua afirmação.”
O técnico português contou que até foi questionado por um jogador seu sobre a decisão de Félix rumar ao futebol saudita: “Hoje de manhã, um jogador meu perguntou-me ‘porquê?’. E eu não consegui responder. Todos podemos imaginar, mas não tive essa conversa com o João.”
Apesar das expectativas criadas na Premier League, Marco Silva acredita que João Félix não atingiu o impacto esperado, nem na primeira passagem pelo Chelsea, nem na última época. “Eu esperava mais. Teve bons momentos, mas acabou por não afirmar-se como se previa.”
Marco Silva revelou ainda que também já recusou propostas para treinar na Arábia Saudita, preferindo manter-se no competitivo futebol inglês.