O FC Porto anunciou esta segunda-feira a renovação de contrato com Martim Fernandes até 2030. O jovem lateral, apontado pelo Observatório do Futebol (CIES) como o melhor do mundo sub-21 na sua posição e recentemente nomeado para o prémio Golden Boy, fica protegido por uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
Natural de Valongo, Martim chegou ao Olival com apenas 11 anos e estreou-se como profissional em 2022 pela equipa B. Pela equipa principal, somou os primeiros minutos em outubro de 2023, diante do Vilar de Perdizes, na Taça de Portugal, e conquistou o primeiro título como sénior ao integrar o plantel que venceu a final da prova no Jamor.
Eleito Atleta Revelação do Ano nos Dragões de Ouro de 2023, destacou-se também na Youth League, na equipa B e, em 2023/24, participou em seis jogos pela formação principal. A afirmação definitiva chegou na época seguinte: foi titular na Supertaça frente ao Sporting, somou 37 encontros, seis assistências e consolidou-se como uma das grandes apostas do clube para o futuro.
Com Francesco Farioli, participou em toda a pré-temporada e começou como titular a Liga 2024/25, embora tenha saído lesionado frente ao Vitória SC. Agora, renovado por mais cinco anos, o camisola 52 garante estar focado em “dar alegrias aos portistas”.