O português Miguel Oliveira (Yamaha) não conseguiu o apuramento direto para a segunda fase da qualificação do Grande Prémio de Portugal de MotoGP, após terminar esta sexta-feira em 22.º e último lugar nos treinos cronometrados no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
A jornada não correu de feição ao piloto da casa, que ficou a 1,907 segundos do mais rápido, o espanhol Alex Márquez (Ducati). O mais novo dos irmãos Márquez foi o único a rodar abaixo do segundo 38, com uma volta em 1.37,974 minutos, deixando Francesco Bagnaia (Ducati) a 0,030 segundos e Pedro Acosta (KTM) a 0,088.
Com este resultado, Miguel Oliveira terá de disputar a Q1 no sábado, primeira fase da qualificação que apura apenas os dois melhores para a Q2, onde já estão os dez pilotos mais rápidos da sessão desta tarde.
As condições meteorológicas também não ajudaram. Alguns aguaceiros durante a tarde afetaram as categorias de Moto3 e Moto2, deixando o asfalto mais frio e escorregadio — algo que prejudicou particularmente as Yamaha, que falharam todas a passagem direta. Fábio Quartararo foi 14.º, Jack Miller 16.º e Alex Rins 18.º.
O italiano Niccolò Bulega, vice-campeão mundial de Superbikes e substituto do lesionado Marc Márquez, terminou em 17.º na estreia com a Ducati oficial.
Em Moto2, o espanhol Aaron Canet (Fantic) voltou a ser o mais rápido, enquanto em Moto3 o destaque foi para o espanhol David Almansa (Leopard).
As sessões de qualificação de todas as categorias e a corrida sprint de MotoGP estão marcadas para sábado, com Miguel Oliveira em busca de um lugar entre os mais rápidos no traçado algarvio.























