Salomé Afonso foi eliminada nas semifinais dos 1500 metros dos Mundiais de atletismo Tóquio 2025 e está de fora da final.
A atleta portuguesa sofreu um embate com a alemã Nele Wessel e praticamente caiu, após o incidente. Salomé Afonso procurou dar uma resposta, mas não foi além do décimo lugar na segunda semifinal. A portuguesa terminou em 4.15.08 minutos e não escondeu a frustração com o resultado conseguido.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
“Em Bruxelas [na etapa belga da Liga de Diamante] caí. Aqui, não caí, mas o resultado foi o mesmo. Era uma corrida perfeitamente adequada a mim, às minhas características, mas a quase queda aos 700 metros acabou com tudo”, admitiu.
“Ainda tentei reagir, mas, a partir do momento em que mudei o ritmo, percebi que não teria força para a volta final. Gastei a energia a não cair, a recuperar e a tentar contactar com o grupo”, prosseguiu.
Salomé Afonso lamentou que não tenha conseguido ir mais além, até porque está num excelente momento de forma.
“É muito dececionante, acho que estou numa forma excelente e trabalhei muito para estar aqui. Sinceramente, quase preferia ter tido uma corrida perfeita e não passar, porque foram melhores.”
A Federação Portuguesa vai apresentar um protesto devido ao incidente durante a prova, mas até lá a atleta terminou os 1500 metros no 21.º lugar.
Este ano, Salomé Afonso arrecadou duas medalhas nos Europeus Indor.