A Costa do Marfim e o Senegal são as últimas seleções africanas com presença garantida na fase final do Mundial 2026. A precisa de vencer, as duas formações fizeram valer o favoritismo e o factor-casa para vencerem as suas partidas.
Em Dakar, o Senegal goleou a Mauritânia, com Sadio Mané, colega de Cristiano Ronaldo e João Félix, em destaque. O avançado do Al Nassr marcou dois golos, Ndiaye e Diallo fizeram os outros tentos do Senegal que acaba o Grupo B com 24 pontos, mais dois que a República Democrática do Congo. Os congoleses vão ao play-off, após baterem o Sudão por 1-0.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Nos EUA, Canadá e México estará a Costa do Marfim, que bateu o Quénia por 3-0, golos de Kessié, Diomande e Amad Diallo. O Gabão fez a sua parte e venceu o Burundi por 2-0, mas ficou no 2.º posto, com 25 pontos, menos um que os Elefantes. O Gabão vai agora para o play-off como melhor segundo colocado dos nove grupos africanos.
Assim, Cabo Verde, Costa do Marfim, Senegal, África do Sul, Gana, Marrocos, Argélia, Tunísia e Egipto são as seleções africanas já apuradas.