12 seleções europeias, incluindo Portugal, já garantiram um lugar no alargado Mundial de futebol de 2026, que se realiza nos EUA, Canadá e México no próximo verão.
Aos vencedores dos 12 grupos da UEFA – Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Escócia, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Noruega, Portugal e Suíça – irão juntar-se mais quatro seleções que sairão do play-off do mês de março.
O sorteio do play-off é já amanhã, quinta-feira, 20 de novembro, às 12h00, hora de Portugal continental.
À boleia da UEFA, explicamos como funcionará o play-off.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Equipas participantes no play-off
As restantes quatro vagas serão disputadas por 16 equipas: os 12 segundos classificados da fase de grupos da Qualificação Europeia – Albânia, Bósnia e Herzegovina, Chéquia, Dinamarca, Itália, Kosovo, Polónia, República da Irlanda, Eslováquia, Turquia, Ucrânia, País de Gales – vão juntar-se a mais quatro equipas que se qualificaram através da Liga das Nações de 2024/25 – Roménia, Suécia, Irlanda do Norte, Macedónia do Norte.
De recordar que as quatro equipas adicionais (Roménia, Suécia, Irlanda do Norte, Macedónia do Norte) conseguiram o apuramento para este play-off com base no ranking provisório da Liga das Nações de 2024/25, começando pelas vencedoras dos grupos mais bem classificadas que não se qualificaram diretamente para a fase final como vencedoras dos grupos da Qualificação Europeia, nem entraram no play-off como segundas classificadas dos grupos.
Formato do play-off
Serão jogos a eliminar disputados numa só mão. Cada caminho do play-off é composto por dois pares de meias-finais entre uma equipa cabeça-de-série e uma equipa não cabeça-de-série: as equipas do Pote 1 jogam contras do Pote 4, e as do Pote 2 com as do Pote 3.
As equipas cabeça-de-série (Pote 1 e 2) serão sorteadas para disputar a meia-final do play-off em casa. Em cada caminho, os vencedores das meias-finais avançam para a final do play-off. Para cada final do play-off é realizado um sorteio antecipado para determinar quais os vencedores das meias-finais que jogarão em casa.
As meias-finais serão disputadas na quinta-feira, 26 de março, e as finais na terça-feira, 31 de março de 2026.
os 12 segundos classificados dos grupos de qualificação (Albânia, Bósnia e Herzegovina, Chéquia, Dinamarca, Itália, Kosovo, Polónia, República da Irlanda, Eslováquia, Turquia, Ucrânia, País de Gales) serão ordenados do 1º ao 12º lugar com base no ranking Mundial Masculino da FIFA publicado antes do sorteio, e as quatro equipas qualificadas através da Liga das Nações de 2024/25 serão ordenadas do 13º ao 16º lugar. Ou seja nos Potes 1, 2 e 3 estarão as 12 seleções que ficaram no 2.º lugar, no Pote 4 as que vieram via Liga das Nações.
Os potes para o sorteio do play-off europeu
Pote 1: Itália, Dinamarca, Turquia e Ucrânia.
Pote 2: Polónia, País de Gales, Chéquia e Eslováquia.
Pote 3: Irlanda, Albânia, Bósnia e Kosovo.
Pote 4: Suécia, Roménia, Macedónia do Norte e Irlanda do Norte
Datas dos jogos
A 26 de março disputam-se oito meias-finais. As quatro finais jogam-se no dia 31 de março. Se um jogo terminar empatado nos 90 minutos, haverá lugar a 30 minutos de prolongamento, de 15 minutos cada. Se continuar tudo empatado, o jogo será decidido nas grandes penalidades.
Play-off intercontinental
Já o play-off intercontinental será disputado por seis seleções, embora num formato diferente. A República Democrática do Congo (África) e o Iraque (Ásia), por terem o melhor ranking FIFA em novembro, são cabeças-de-série, já estão na final.
As outras meias finais serão disputadas por Suriname e Jamaica, ambas da América do Norte, Central e Caraíbas (estes dois não se podem enfrentar), Bolívia (América do Sul) e Nova Caledónia (Oceania).
Ou seja, Bolívia e Nova Caledónia medem forças com Jamaica e Suriname e os dois vencedores apuram-se para a final, onde já estão RD Congo e Bolívia. Daqui sairão duas das 48 seleções que irão disputar o Mundial 2026.
Os jogos terão lugar em março, no México.























