Inês Rico abandonou o Mundial de triatlo de sub-23, esta quinta-feira, por “razões médicas”. Esta informação foi adiantada pela transmissão da prova que decorre em Wollongong, na Austrália.
A atleta portuguesa desistiu na última parte, durante a corrida de 10 quilómetros.
Em contrapartida, João Nuno Batista terminou a prova masculina na sétima posição, com o tempo de uma hora, 45 minutos e 33 segundos. O vencedor foi o britânico Oliver Conway que foi mais forte do que os adversários com uma vantagem determinante ganha nos últimos 10 quilómetros.
Oliver Conway venceu com uma vantagem de 39 segundos em relação ao segundo classificado, o húngaro Márton Kropkó. O italiano Euan de Nigro completou o pódio.
João Nuno Batista podia ter surpreendido com uma presença no pódio, o que poderia ter sido uma estreia no escalão sub-23.
Vasco Vilaça é grande esperança lusa
Quanto aos restantes portugueses em prova, Vasco Vilaça surge na ‘pole position’ para chegar ao título. O português é terceiro classificado no ranking mundial e vai competir nas finalíssimas das elites, que valem o dobro dos pontos.
O escalão em que Vilaça vai participar é o único em que os vencedores são decididos com base no ranking, ao invés do exclusivo desempenho em prova (sub-23, juniores e paratriatlo).
Desta feita, Vilaça terá de vencer e esperar que o australiano Matthew Hauser, líder do ranking, não chegue ao pódio.
Na mesma prova, Ricardo Batista e Miguel Tiago Silva também competem, tal como Maria Tomé na vertente feminina.
No paratriatlo, Filipe Marques é o representante português e vai procurar chegar às medalhas.
Confira os horários das próximas provas
Juniores
Sexta-feira, 17 outubro
04:15 Tomás Figueiredo
06:15 Cassilda Carvalho
Paratriatlo
Sábado, 18 outubro
00:00 Filipe Marques (PTS5)
Elites (finalíssima)
Domingo, 19 outubro
04:00 – Maria Tomé
07:00 – Vasco Vilaça, Ricardo Batista e Miguel Tiago Silva