A possível mudança de Mohamed Salah para a Arábia Saudita voltou a ganhar força, mas agora com uma comparação forte à mistura. Ian Joy, antigo futebolista e atual comentador da CBS Sports, defendeu que o internacional egípcio teria um impacto ainda maior no futebol saudita do que Cristiano Ronaldo, atualmente no Al Nassr.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
“Pela língua, pela qualidade e pelo perfil que tem naquela região e em todo o mundo, Mohamed Salah seria maior do que Cristiano Ronaldo”, afirmou Joy, sublinhando que o avançado do Liverpool reúne características únicas para se tornar o grande rosto do campeonato saudita.
Segundo o comentador, a questão não é apenas desportiva. “Se estás a tentar fazer crescer o futebol na Arábia Saudita, precisas de alguém que consiga falar a tua língua e ligar-se culturalmente às pessoas. Salah oferece isso, além de ser um ícone mundial”, explicou, destacando a importância da identidade e da proximidade cultural no impacto mediático do jogador.
Joy acredita ainda que o interesse financeiro já existe há algum tempo. “Tenho a certeza de que já lhe fizeram uma proposta enorme no passado. O campeonato saudita consegue oferecer valores que vão muito além do que é imaginável”, referiu, admitindo que o contexto atual pode acelerar uma eventual saída.
A comparação com Cristiano Ronaldo surge num momento em que Salah voltou a estar em evidência em Anfield, ao regressar à ação com uma assistência na vitória do Liverpool sobre o Brighton, mas também numa fase em que o seu futuro é cada vez mais discutido fora de Inglaterra.
Para Ian Joy, o cenário é claro: “Salah será um homem muito desejado pela Arábia Saudita”. E, se a mudança se concretizar, o egípcio poderá assumir um estatuto ainda mais dominante do que o do português que abriu as portas do futebol europeu ao Médio Oriente.























