A prática de exercício físico deve ser um pilar na sua rotina, de forma a que o corpo e a mente estejam alinhados da melhor forma.
Contudo, pode nem sempre ser fácil ter motivação ou encontrar algum gosto num ginásio ou nos treinos mais tradicionais. Por isso, é importante explorar outras opções para que encontre a prática que o preenche e temos uma sugestão para si: Natação.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
A natação tem ganho cada vez mais adeptos e é um exercício extremamente completo, principalmente porque trabalha o corpo todo e é recomendado para quem não pode ter grandes impactos.
Em virtude disso, a natação é ideal dos 8 aos 80 anos, até para quem tem dores musculares e não só, bem como problemas ósseos ou nas articulares. O alívio nas dores e as melhorias a longo prazo vão ser sentidas.
Para além de tudo isto, o stress e o seu humor vão ter melhores dias, sendo essa uma das grandes mais-valias da prática de exercício físico, à semelhança do que acontece com o sistema imunitário.
É importante que consulte um médico para se certificar de que pode fazer natação sem prejudicar a saúde. Para além disso, é recomendado que procure um professor de natação para adequar a prática às suas condições físicas e nível de aprendizagem.
Conheça os benefícios
1 – Aumenta a flexibilidade e coordenação
Se praticar natação, a sua coordenação motora irá sofrer muitas melhorias com a conjugação de movimentos nos membros superiores e inferiores. Também a flexibilidade vai sair beneficiada, tal como a postura devido ao fortalecimento da musculatura das costas.
2 – Fortalece os músculos e articulações
A nível muscular, a natação é um exercício extremamente completo porque consegue trabalhar uma boa parte do corpo em simultâneo, de forma equilibrada. Isso vai levar a que a massa muscular vá aumentando ao longo da prática.
Tal como já foi referido, o reduzido impacto na natação é um dos pontos mais favoráveis para as articulações. Por esta razão, é considerada uma ótima possibilidade para recuperações.
3 – Melhora a respiração
A respiração pode ser um dos maiores desafios da prática, uma vez que é uma das maiores exigências na natação. Por essa razão é recomendada a pessoas com problemas respiratórios devido às melhorias que vai sentir a longo prazo.
Com o exercício, vai fortalecer os músculos torácicos, levando a que a capacidade pulmonar aumente. Consequentemente, haverá melhor oxigenação do sangue.
5 – Melhora a saúde cardiovascular
Este é um dos benefícios de várias atividades físicas e, por isso, a natação não é exceção à regra. Segundo o site ‘CUF’, a State University of New York realizou um estudo que garantiu que a prática da modalidade vai baixar a frequência cardíaca, bem como os níveis de tensão arterial.
É visto como um excelente exercício de cardio (resistência).
O colesterol também poderá sofrer alterações com a diminuição do LDL (mau) e melhoria do HDL (bom). Ainda assim, é importante referir que vai atingir melhores resultados se tiver uma alimentação saudável. Outras doenças como a diabetes, hipertensão, asma, entre outras, irão sofrer melhorias.
6 – Ajuda na perda de peso
Provavelmente a natação não é a primeira atividade física em que pensa se está a tentar perder peso. Contudo, os benefícios em relação a essa temática poderão ser significativos.
Tal como refere a ‘CUF’, a prática de natação por 60 minutos pode espelhar uma perda entre 500 a 650 calorias.























