Declarações de João Noronha Lopes após serem conhecidos os resultados das eleições do Benfica. Noronha Lopes foi o segundo mais votado e vai disputar a segunda volta com Rui Costa, atual presidente dos Encarnados, o mais votado nas eleições de sábado.
Primeira reação: “Ontem foi um dia excelente para os benfiquistas, um dia no qual todos temos de ter orgulho. Batemos o recorde mundial de votação e é um enorme orgulho fazer parte dos candidatos que estiveram nesta jornada inesquecível que vai marcar a história para sempre. Agradecer a todos os funcionários e voluntários que estiveram nas secções de voto espalhadas por todo o mundo, que estiveram no estádio até altas horas da noite.”
Não vai desistir da 2.ª volta? “Não se desiste do Benfica e eu não desisto do Benfica. A minha energia, convicção e determinação são iguais às que tinha em junho quando apresentei a candidatura. É preciso dizer que este resultado não é o que gostaria, mas também é preciso referir que quase 60% dos benfiquistas não se reveem no rumo que o clube está a tomar. Vou trabalhar para agregar os votos dos benfiquistas que não se reveem neste rumo, o rumo que está a ser trilhado por esta direção.”
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Se LF Vieira apoiar Rui Costa, teme um resultado pesado na 2.ª volta? “Vou trabalhar com todos os benfiquistas que querem que exista uma evolução com tranquilidade. Uma lista que já foi apresentada, apresenta uma evolução na tranquilidade, um projeto conhecido e com pessoas conhecidas. Nesta segunda volta, começa uma nova eleição. Somos dois candidatos e acho que isso vai permitir que exista uma discussão mais profunda, com menos ruído, onde possamos comparar as ideias mas que também, as pessoas que fazem parte das listas, possam ter tempo de as concretizar e que os sócios votem mais em consciência”.
Surpreendido com votos em Rui Costa? “Tenho uma grande humildade democrática. Os sócios votaram e são soberano, pelo que o que irei fazer é procurar agregar as pessoas que não se reveem no rumo que o clube está a tomar. Nunca dei nenhum voto por adquirido e nunca dou um por perdido. A isto chama-se democracia. A segunda volta existe para que os sócios possam expressar uma maioria. Vou sujeitar-me aos votos dos benfiquistas e na segunda-feira começamos a campanha.”
Falou com LF Vieira? “Não, não falei, Não falei com nenhum dos candidatos. Neste momento é o dia a seguir a uma eleição histórica para o clube. Só nos deitámos muito tarde. A quota-parte da responsabilidade é de todos os candidatos, e haver seis é um enorme sinal de vitalidade. O que nos faz grandes são momentos como este, que são falados no mundo como um exemplo. Se já éramos um grande exemplo de associativismo, estas eleições mostraram que somos os maiores”.
Gostaria de ser apoiado por alguma figura de peso? “Gostaria de merecer o apoio dos benfiquistas que se reveem nas minhas ideias. Este não era o resultado que esperava, mas há quase 60% dos votos que desejam outro rumo. O meu trabalho vai ser incansável, de ir ao encontro deles, explicar ainda melhor as minhas ideias e ser o agregador das pessoas que querem ter um novo rumo”.
Pedirá apoio a João Diogo Manteigas? “Houve dois candidatos que passaram à segunda volta e será uma nova eleição. Eu e o candidato Rui Costa, a quem aproveito para dar os parabéns, assim como aos outros. Esta eleição é histórica porque todos participámos”.
A segunda volta das eleições do Benfica está marcada para o dia 08 de novembro.























