Vítor Baía celebra esta quarta-feira o seu 56.º aniversário e o FC Porto fez questão de assinalar a data daquele que foi um dos guarda-redes mais lendários da sua história.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
“O homem que fez da baliza uma fortaleza. Parabéns, Vítor Baía”, pode ler-se no Instagram.
“Hoje celebramos mais um ano do 99. Parabéns, Vítor Baía”, acrescentam na rede social X.
Formado no clube azul e branco, Vítor Baía estreou-se pela equipa principal dos dragões em 1989 e aí permaneceu até ao verão de 1996, ano em que rumou ao Barcelona. Regressou aos dragões em 1999 e manteve-se como dono da baliza do FC Porto até 2005/06, disputando ainda duas partidas na temporada seguinte, antes de pendurar as luvas.
Ao todo, nessas duas passagens pelo clube, alinhou em 567 partidas de dragão ao peito, tendo conquistado nada mais, nada menos do que dez títulos de campeão nacional, seis Taças de Portugal, oito Supertaças, uma Taça UEFA, uma Liga dos Campeões e uma Taça Intercontinental.
Desempenhou, depois, o cargo de Diretor de Relações Institucionaisas do FC Porto e vou vice-presidente da SAD azul e branca, tendo nas últimas eleições para a presidência do FC Porto esteve do lado de Jorge Nuno Pinto da Costa, contra a lista de André Villas-Boas, que viria a ganhar.