Declarações de Carlos Vicens, treinador do SC Braga, e de Rodrigo Zalazar médio dos minhotos, após o empate 1-1 com o Sporting em Alvalade
Carlos Vicens
Análise: “A equipa começou bem, com as ideias claras. Sabíamos que para ter sucesso neste jogo tínhamos de ter muita personalidade, caráter e ser uma equipa muito unida e atrevida, capaz de lutar e, por momentos, saber juntar-se e sofrer. O lance do golo do Sporting afeta animicamente, mas é um lance do jogo. Desde do primeiro remate do Quenda no primeiro minuto não tínhamos sofrido tanto. A equipa reagiu bem e foi capaz de procurar a bola, ter personalidade, ter muito controlo do jogo e pouco a pouco ter momentos de presença na área, que acabámos por não conseguir concretizar, mas estivemos muito perto.”
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Mensagem ao intervalo: “A mensagem no intervalo foi continuar a insistir em ter muita personalidade, não procurar o segundo golo antes do primeiro e confiar. Acho que continuámos nessa tónica. O Sporting recuou mais um par de metros, para explorar as nossas costas. Mas dado o risco, acho que solucionámos muito bem. Íamos muito tristes pela recompensa tendo em conta o rendimento da equipa.”
Penálti que dá empate: “O penálti presenteia-nos. Já tinha acontecido na primeira parte. Deixa-nos um pouco confusos, não entendemos bem o critério. Se a arbitragem quer seguir, ok, tem de ser esse o critério, então deve ser consistente, para os jogadores saberem o que é penálti ou não. Dão o último, mas sinto que na primeira parte era igual ou mais penálti do que este. Contente pelo esforço da equipa, que teve capacidade de se impor e que soube sofrer.”
Optou por Pau Víctor na 1.ª parte e Fran Navarro na 2.ª: “Às vezes a pressão do Sporting deixava-nos homem a homem. Pau Víctor ficava um a um com o central, jogou 90 minutos no outro dia, conectava-nos bem, mas precisávamos de energia para ir mais ao espaço, para ter força para ganhar algum duelo, para ficar com bola e ganhar espaço. Tínhamos o Fran fresco, optámos por ele para não esperar mais e manter o nível de energia alto.”
Empate sabe a pouco? “Sim. Não é nenhuma falta de respeito com o rendimento de Sporting, mas vou com a sensação que com um bocadinho mais de acerto, marcávamos mais um golo. Não era o dia mais fresco da equipa. Olhando para a equipa, apesar do empate, acho que podíamos ter conseguido a vitória.”
Rodrigo Zalazar
Análise ao jogo: “Jogar contra o Sporting é sempre complicado, jogar neste estádio é sempre complicado, mas a equipa deu uma boa cara. Obviamente que tínhamos de mudar alguma coisa. Estamos a confiar mais uns nos outros e isso está a notar-se na Liga Europa e neste jogo contra um grande. A equipa assim vai alcançar coisas.”
Sabor do empate: “Jogar aqui é muito difícil. Estamos conscientes da nossa situação [na I Liga], mas equipa está a melhorar. Temos de continuar assim. Um agradecimento aos adeptos que são sempre importantes.”
Pausa para jogos das seleções: “Os companheiros que não tem seleção estão mais livres. É sempre importante parar porque temos jogos a cada três dias. As seleções complicam ainda mais o calendário pelas viagens longas.”
O Sporting empatou 1-1 com o SC Braga, na 8.ª jornada da I Liga de Futebol. Os Leões marcaram no primeiro tempo por Luis Suárez, os minhotos empataram numa grande penalidade convertida por Zalazar, aos 90+7.
Os bicampeões nacionais mantém o 2.º posto com 19 pontos. Os minhotos, que somaram o sexto jogo consecutivo sem vencer na I Liga, estão no oitavo lugar, com 10.