O verão foi embora e o outono já está aí, e com ele o tempo mais frio e, consequentemente, um maior risco de contrair doenças ou infeções.
Para além de usar roupa mais quente e de talvez voltar já a ligar o aquecedor, podemos também ajudar a prevenir estas situações através da nossa alimentação.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
A conceituada Universidade de Brown, nos Estados Unidos, criou uma lista de dez alimentos que ajudam a reforçar o nosso sistema imunitário no combate a vírus, bactérias e infeções.
O que é o sistema imunitário?
O sistema imunitário é a forma como o nosso corpo se defende do exterior. Através de um complexo sistema de células, tecido e órgãos é possível identificar quando um organismo como o virús da gripe, entra no corpo.
A partir daí é accionada imediatamente uma resposta coordenada, através da entrada em ação dos glóbulos brancos, para nos ajudar a recuperar.
Quanto mais forte for o sistema imunitário, mais eficaz será a resposta a estas ameaças exteriores.
Para além destes casos, o sistema imunitário pode também ajudar a combater células cancerígenas. A imunoterapia é um tratamento que faz disparar o sistema imunitário para as atacar. Assim, torna-se vital ter um sistema imunitário forte.
FOTOS: Veja 10 alimentos que o podem ajudar a fortalecer o sistema imunitário
1 – Frutos silvestres: Aqui não há como errar. Do mirtilo à amora, passando pelo açaí ou bagas goji, estes alimentos estão cheios das vitaminas e nutrientes que devemos introduzir na nossa dieta.
2 – Óleo de peixe: Peixes como o salmão, atum ou cavala tem elevados níveis de Ómega 3, um ácido gordo que permite o aumento de atividade dos glóbulos brancos que combatem infeções. Para além do sistema imunitário, estes ácidos ajudam também no nosso cérebro e coração.
3 – Vegetais de folha verde: Vegetais escuros como espinafres e couves têm elevados níveis de vitamina C, assim como antioxidantes e betacaroteno, que contribuem todos para combater infeções. São também muito benéficos para o coração, cérebro e intestino.
4 – Frutos secos e sementes: Amêndoas e nozes, assim como sementes de girassol contêm várias vitaminas e minerais (vitamina B6, magnésio, fósforo e selénio) que ajudam a regular e manter o sistema imunitário. Junte-as à sua salada ou pegue numa mão-cheia para um ‘snack’ saudável.
5 – Especiarias: Para além de dar outro sabor à sua comida, alho, gengibre ou curcuma são antigas especiarias muito conhecidas por fortalecer o nosso sistema imunitário, por isso não se coíba de as utilizar nos seus pratos.
6 – Frutos cítricos: A maioria dos frutos cítricos como laranjas, toranjas, tangerinas, limões e limas, contêm elevados níveis de vitamina C, conhecida arma de combate contra as infeções, uma vez que aumentam o número de glóbulos brancos. Seja inteiras ou em sumo, não se esqueça de as consumir com frequência.
7 – Carne de aves: A canja de galinha é um alimento tipicamente consumido aquando de constipações. A carne de aves é rica em vitamina B6, o que contribuiu para a redução de inflamações e criação de novos glóbulos vermelhos, e também em zinco, que aumenta a produção de glóbulos brancos.
Por isso não espere pela constipação para tirar partido dos seus benefícios.
8 – Vegetais de cor viva: Frequentemente pensamos em frutos cítricos como alimentos com elevados níveis de vitamina C, vegetais de cor viva têm níveis ainda maiores. O betacaroteno das cenouras contribui também, não só para o sistema imunitário, como também para os nossos olhos e pele.
9 – Iogurte: Este alimento fermentado contém bastante vitamina D, o que pode estimular o seu sistema imunitário a combater doenças. Procure iogurtes sem açucares adicionados e adoce-o com mel ou frutos silvestres.
10 – Azeite: Trata-se de uma referência da chamada “Dieta mediterrânea”. O azeite é uma gordura saudável que contribui para um melhor funcionamento cerebral e cardíaco. Ajuda também o sistema imunitário através da sua capacidade de reduzir inflamações no corpo.























