José Mourinho antecipou, esta sexta-feira, o embate frente ao V. Guimarães em partida a contar para a 10.ª jornada da Primeira Liga.
Sobre o V. Guimarães: “Tem uma boa equipa, bons jogadores, um apoio importante, dos seus adeptos. É um jogo difícil para nós. Não jogaram na Taça da Liga. Tiveram a semana toda para preparar o jogo. Nós, não, mas temos de estar preparados. A fadiga é real, mas o Benfica é Benfica e joga para ganhar. Temos de ir lá com enorme ambição, mas cientes das dificuldades que vamos encontrar”.
O debate entre Rui Costa e Noronha Lopes: “Vi o debate, mas não quero fazer comentários. A única coisa que digo em relação aos debates é agradecer o respeito com que todos se referiram a mim e da minha pessoa, é a única coisa que a única coisa” que realmente agradeço. Votei Benfica e vou voltar a votar Benfica. E na segunda-feira podemos falar de coisas reais.
Problema para si se Mário Branco (diretor geral para o futebol) não estiver no Benfica se Noronha Lopes vencer as eleições? “Não vale a pena falar de situações hipotéticas.”
Investimento em janeiro: “Não vou mentir. Tenho de dizer que obviamente vi o debate, mas tudo aquilo que possa sair do debate não vou comentar. Nem nomes de jogadores. Acho que já falei o suficiente do mercado. Acho que as minhas palavras têm sido um bocadinho deturpadas. Nunca disse quero ou exijo. Pelo contrário. Disse que o meu trabalho era melhorar o que tenho. Depois, em janeiro, se houver a possibilidade de melhorar o plantel. Não pedi jogadores ao presidente. Não tenho uma lista de jogadores. Nada que pudesse provocar algum tipo de discussão entre os candidatos. Nem no dia 1 de janeiro vou mudar a minha abordagem. Estou aqui para melhorar os meus jogadores e depois logo se vê”.
Referiu que falhou na tentativa de ‘apertar os jogadores’ para o jogo com o Tondela. Já começou a apertar com os jogadores para Guimarães?
“Os jogadores que precisam de ser acordados para a realidade são os jogadores que chegaram esta época. Eu sou um novo treinador, mas tenho conhecimento do que é jogar em Guimarães. São esses que precisam de ser acordados. É daqueles adversários onde os candidatos os títulos, podem ganhar ou perder. É uma equipa que luta sempre pelos lugares cimeiros da classificação. Contra o Tondela entrámos num ritmo em que não podíamos forçar muito. Guimarães é uma história diferente.”
Formação: “Acho que os jogadores estão todos motivados. Sejam os mais jovens como os mais velhos. Honestamente para mim os jogadores não têm idade. Se tiver de lançar um jovem de 17 ou 18 anos, não terei problemas em fazê-lo. Estou aqui há pouco tempo e estou a tentar conhecer os jogadores. Obviamente que a equipa B é a que está mais perto de nós e circulando jogadores… Mas procuro conhecer ao máximo. Às vezes há jogadores com potencial tão elevado que queimam etapas. É possível que me apaixone por um jogador que possa fazer um salto direto dos sub-18. Todos os treinadores têm critérios diferentes. Podem saltar etapas. O que tento fazer é estar aqui, e acabando o trabalho da equipa A, em vez de ir fazer sestas para o meu quarto, vou ver treinos, ver jogos dos miúdos e conhecer o mais possível. Faz parte da cultura Benfica. É das coisas mais bonitas de um treinador: lançar jogadores. Todos os jogadores que se estrearam comigo… Não posso dizer a totalidade dos jogadores, mas diria que larguíssima percentagem destes jogadores, que se estrearam comigo, ainda hoje continuamos com uma ligação umbilical. Infelizmente não consegui com todos, mas com quase todos”.
Richard Ríos assistiu e Lukebakio marcara no jogo frente ao Tondela
“É agradável para os jogadores as pessoas terem o ‘feeling’ que fizeram um bom jogo. o Lukebakio marca o primeiro golo, o Ríos faz um bom jogo. É agradável ser o homem do jogo. As pessoas pensam que o Barreiro é um médio defensivo, mas o Bruno [Lage] tinha razão, não é. Pode-se projetar na frente. Neste jogo quando entrou começou a jogar mais ofensivamente. Os três que têm jogado mais, mais o Aursnes, mas ainda há [espaço] para Rego, Veloso, jovens com pernas para andar.”
Pergunto ao sócio José Mourinho se Bernardo Silva é o jogador mais desejado?
“A pergunta vai na mesma direção. Não quero falar do Mário Branco, do Bernardo. Tenho-me defendido tão bem das provocações, vou-me aguentar até final. Vou-me focar no Guimarães, Casa Pia, Leverkusen e no Leverkusen.”
 
				 
															 
															























 Apoio a Cliente
 Apoio a Cliente Odd’s baixas para o mercado
 Odd’s baixas para o mercado