O Mundial de Fórmula 1 tem tido um início agitado, de tal forma que a Alpine protagonizou a segunda troca de pilotos desde o começo da temporada. A construtora francesa anunciou que Franco Colapinto vai substituir Jack Doohan, pelo menos, nos próximos cinco Grandes Prémios.
A estreia de Doohan na categoria rainha do automobilismo não foi a melhor com vários erros e alguma falta de consistência no monolugar. Para além disso, o australiano não somou qualquer ponto nas seis provas já realizadas, o que se revelou fatal para um piloto que já tinha o seu lugar ameaçado ainda antes da época começar. Isto porque o contrato de Doohan era de curta duração, de seis provas, para que a equipa pudesse efetuar uma troca com o piloto de reserva se os resultados não aparecessem.
Alpine não tem correspondido às expectativas e apenas conta com sete pontos, todos conquistados por Pierre Gasly.
Franco Colapinto deu-se a conhecer ao volante do Williams em 2024, após ter ocupado o lugar de Logan Sargent. Nas últimas nove provas da época anterior, o argentino surpreendeu com boas exibições nas primeiras corridas, mas sofreu alguns acidentes que colocaram em causa a sua consistência na modalidade.
Assim, Pierre Gasly já vai poder contar com a companhia do piloto argentino a partir da prova em Imola. Com esta troca, Jack Doohan vai passar a ser o principal piloto de reserva da Alpine durante este período de tempo.
Recorde-se que, esta terça-feira, a Alpine também anunciou a saída de Oliver Oakes (chefe de equipa), depois de o mesmo ter apresentado a demissão. Na sequência desta saída surpreendente, Flavio Briatore vai assumir de forma interina o cargo.