Milutin Osmajic foi declarado culpado pela Federação Inglesa de Futebol (FA) de abuso racial e castigado com nove jogos de suspensão, no Championship. Além disso, o montenegrino de 26 anos terá de pagar uma multa de 21 mil libras, algo como 24 mil euros.
O antigo avançado do Vizela, a jogar atualmente no Preston, envolveu-se, a 15 de fevereiro, numa troca de argumentos com Hannibal Mejbri, médio tunisino do Burnley formado no Manchester United. No final do jogo entre o Preston e o Burnley, da 33.ª jornada da segunda divisão inglesa, o tunisino fez uma queixa contra o jogador internacional por Montenegro.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
O jogo em questão esteve interrompido durante alguns minutos, depois de uma reação efusiva de Hannibal Mejbri às palavras proferidas por Osmajic. O médio internacional pela Tunísia queixou-se a Andrew Kitchen, árbitro do jogo.
As duas equipas voltaram a encontrar-se, das semanas depois, agora para a Taça de Inglaterra. Os jogadores do Burnley recusaram-se a cumprimentar Milutin Osmajic. Nesse jogo, o técnico do Burnley, Scott Parker, deixou de fora Mejbri, por opção técnica, mesmo sendo um dos melhores elementos do plantel. O jogo acabou com vitória do Preston por 3-0, com Osmajic a marcar e a provocar os adeptos do Burnley.
Quanto ao castigo, o Preston criticou a decisão da Federação Inglesa de Futebol por acreditar apenas na palavra de Hannibal Mejbri, uma vez que Osmajic sempre negou ter ofendido o tunisino.
“Observamos que este desfecho foi determinado por ‘Balanço de Probabilidades’ em vez de ‘Além de Dúvida Razoável’. Também observamos que a FA determinou que esta decisão não oferece nenhum julgamento moral, não foi premeditada nem constitui qualquer comentário sobre o seu caráter geral. Milutin sempre alegou a sua inocência em relação à acusação e continua a fazê-lo. Continuamos a apoiar totalmente o nosso jogador”, garantiu o clube, em comunicado.
Na época passada, Milutin Osmajic foi castigado com oito jogos de suspensão e multado em 15 mil libras (18 mil euros) por conduta violenta, após ter mordido Owen Beck, do Blackburn.
Osmajic esteve no Vizela, por empréstimo do Cádiz, na época 2022/23: fez oito golos em 35 jogos.























