Palmeiras e Botafogo, treinados pelos portugueses Abel Ferreira e Renato Paiva, respetivamente, venceram na quarta-feira os jogos da primeira mão dos 16 avos de final da Taça do Brasil de futebol, frente a Ceará (1-0) e Capital (4-0).
Um golo marcado pelo defesa paraguaio Gustavo Gómez, aos 35 minutos, foi suficiente para o Palmeiras, segundo classificado do campeonato brasileiro, se impor no estádio do nono colocado do Brasileirão e ganhar vantagem na corrida aos oitavos de final.
O Botafogo, atual oitavo posicionado no escalão principal, que na época passada se sagrou campeão brasileiro, sob o comando técnico do português Artur Jorge, teve menos dificuldade para vencer na receção ao Capital, que alinha na quarta divisão.
O ex-jogador do FC Porto Alex Telles inaugurou o marcador logo aos 12 minutos, de grande penalidade, mas a equipa orientada por Renato Paiva só aumentou a vantagem na fase final do jogo, com golos de Igor Jesus, aos 74, também através de um castigo máximo, Artur, aos 76, e Rwan Cruz, aos 90+1.
O Palmeiras, que conquistou pela última vez a Taça do Brasil na edição de 2020, já sob a liderança de Abel Ferreira, recebe o Ceará em 22 de maio, um dia antes de o Botafogo se deslocar a Brasília, para defrontar o Capital, em jogos da segunda mão dos 16 avos de final.