A poucos dias do decisivo dérbi frente ao Corinthians, a pressão sobre o Palmeiras subiu vários níveis — e chegou, literalmente, à porta de Abel Ferreira. Esta terça-feira, três alegados membros da claque Mancha Alviverde dirigiram-se à Academia de Futebol, em São Paulo, para deixar mensagens de protesto e exigência máxima ao treinador português e ao plantel.
Entre tarjas com frases como “Cabeça quente e faca nos dentes” e “Tem que ter raiva dessa p*** de gambá”, numa expressão popularizada por Luiz Felipe Scolari, os adeptos espalharam também cestos com doces — pipocas e chocolates — acompanhados de fotografias de jogadores e do próprio Abel, com a pergunta provocatória: “Falta algo para você?”. A ação pretendeu deixar claro que, para os adeptos organizados, o ambiente no grupo está longe do que consideram exigível num momento decisivo da temporada.
O protesto surge na véspera da receção ao rival Corinthians, a contar para a segunda mão dos oitavos de final da Taça do Brasil, marcada para as 01h30 de quinta-feira (hora de Portugal Continental). Na primeira mão, disputada a 31 de julho na Neo Química Arena, o Palmeiras saiu derrotado por 0-1, graças a um golo tardio de Memphis Depay aos 79 minutos.
O Verdão está, por isso, obrigado a vencer, pelo menos, por um golo de diferença, para forçar o prolongamento. Qualquer outro cenário que não passe pelo triunfo afasta o clube de Abel Ferreira de um troféu que não conquista desde 2020.
O empate a duas bolas com o Vitória, no passado domingo, para o Brasileirão, também não ajudou a acalmar ânimos. Com esse resultado, o Palmeiras caiu provisoriamente para o segundo lugar, com 37 pontos em 18 jornadas — menos quatro do que Cruzeiro e Flamengo, que têm mais jogos realizados. O momento competitivo, aliado à frustração da claque, elevou o tom do descontentamento e colocou Abel Ferreira debaixo dos holofotes.
Ainda assim, o técnico português não será o único luso com decisões importantes nesta fase da Taça do Brasil. Leonardo Jardim (Cruzeiro), Nuno Moreira (Vasco da Gama) e Cédric Soares (São Paulo) também estarão em campo entre quarta e sexta-feira. O São Paulo parte em vantagem sobre o Athletico Paranaense (2-1), enquanto Vasco e Cruzeiro procuram desempatar os duelos com CSA e CRB, respetivamente, depois de empates a zero na primeira mão.
Além dos jogos com participação portuguesa, haverá ainda confrontos entre Bragantino e Botafogo, Retrô FC e Bahia, Fluminense e Internacional, e Atlético Mineiro e Flamengo, completando o quadro dos oitavos de final da competição.
O dérbi paulista, porém, rouba as atenções. Em campo, joga-se o apuramento. Fora dele, está em causa a relação entre o treinador e uma das claques mais exigentes do Brasil.