A Liga 3 segue para a 4.ª jornada e é o 1.º Dezembro que está na liderança da Serie B. O clube de Sintra tem dado nas vistas com um arranque de época de grande nível, registando duas vitórias e um empate.
Em 24/25, o 1.º Dezembro garantiu a fase de subida, mas os resultados foram pouco animadores com oito derrotas, quatro triunfos e dois empates na decisão das decisões. Contudo, a manutenção na Liga 3 estava assegurada e só restava preparar a nova época, que se avizinhava de grande competitividade. E assim foi, a formação sintrense preparou-se com muitos reforços e uma reestruturação no plantel que parece estar a dar frutos.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
O arranque da nova época tem sido de tal forma bem conseguido, que o prémio de melhor equipa técnica da Liga 3 foi entregue aos sintrenses, liderados por Pedro Caneco.
“Este prémio é o reflexo do esforço coletivo da nossa equipa técnica e dos jogadores. O bom início de época deve-se muito à consistência defensiva que conseguimos construir, fruto do empenho e da dedicação de todos. O trabalho árduo da minha equipa técnica e a forma como os jogadores interpretaram as ideias em campo foram determinantes”, declarou o técnico à Sportinforma.
O treinador de 37 anos regressou ao 1.º Dezembro na época passada para assumir o comando técnico dos sintrenses durante a fase de subida, após a saída de João Nuno para o Belenenses. Ainda sobre o prémio de melhor equipa técnica de agosto, Caneco afirmou que é uma “motivação extra”, fazendo questão de agradecer aos treinadores adversários pela votação.
Pedro Caneco falou com a Sportinforma e revelou de forma é que tem analisado o início de campeonato, bem como as mudanças que a equipa precisou de fazer para se manter competitiva.
“Quando se começa um projeto, o desejo é sempre que as coisas corram bem. Felizmente o arranque tem sido positivo, fruto do trabalho de todos. Superámos algumas expectativas, mas sabemos que isto é apenas o início. O importante é manter o foco, continuar a somar pontos e dar sequência ao que temos feito”, começou por dizer.
“O foco é mantermo-nos fiéis ao nosso processo e competir sempre para ganhar”, disse Pedro Caneco.
A equipa de Sintra marcou três golos e dois deles deram a vitória nos minutos finais. Em contrapartida, a formação liderada por Caneco apenas sofreu um golo e parece estar mais sólida a nível defensivo. O técnico reiterou a ideia de que o eixo defensivo apresentou melhorias e desvalorizou uma eventual fragilidade ofensiva.
“Neste arranque nota-se sobretudo uma maior consistência defensiva, resultado de algumas mudanças em relação à época passada. Esse equilíbrio tem-nos dado pontos. Ofensivamente, temos tido bons momentos, mas ainda podemos crescer na criação de oportunidades. Ao mesmo tempo, é justo reconhecer o mérito dos adversários, que têm fechado bem os caminhos para a sua baliza. Por isso não vejo como uma fragilidade nossa, mas sim como parte da competitividade da Liga.”
De seguida, a Sportinforma questionou o treinador relativamente aos objetivos do clube para esta época, mas Pedro Caneco preferiu dizer que o próximo jogo é sempre o foco. O trabalho é feito “semana a semana”, de forma a que a equipa possa ser “competitiva em cada desafio”. O líder dos sintrenses garantiu que essa foi a “chave do sucesso no passado e tem de continuar a ser agora”, não escondendo que o bom arranque dá “confiança” ao grupo.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Em 24/25, o 1.º Dezembro atravessava um bom momento quando João Nuno saiu para rumar ao adversário Belenenses e alguns jogadores seguiram o mesmo destino, deixando a equipa sintrense fragilizada numa parte vital da época. Porém, não baixaram os braços e reinventaram-se à procura de um novo ânimo.
“No futebol criamos laços, mas todos procuram também evoluir e melhorar as suas condições. Do nosso lado, isso obrigou-nos a trabalhar ainda mais, procurar soluções e fazer escolhas difíceis. O scouting e a equipa técnica tiveram um papel fundamental. Recrutámos sobretudo jogadores do Campeonato de Portugal e apenas três da Liga 3, mas acreditamos que conseguimos construir um plantel equilibrado. Agora é integrar bem os reforços que chegaram esta semana, que vem dar profundidade ao grupo”, referiu.
Em relação às condições e recursos do 1.º Dezembro quando comparado com outros emblemas, Pedro Caneco desvaloriza eventuais diferenças e lembra que “nem sempre as equipas com melhores condições conseguem atingir os seus objetivos”. Em contrapartida, o treinador lembra que na época passada a formação mostrou que “mesmo enfrentando algumas adversidades em comparação com os adversários”, conseguiram ser competitivos e alcançar “bons resultados”.