Decorridas que estão oito jornadas no campeonato, olhemos então para o ponto de situação na Liga, isto no rescaldo de uma jornada que contou com dois clássicos: o FC Porto-Benfica e o Sporting-SC Braga, dois encontros em que as duas equipas se anularam deixando tudo na mesma na frente do campeonato.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
FC Porto é líder com 22 pontos, com mais três pontos de vantagem do que o Sporting e quatro do que o Benfica. É para já a única equipa invicta na Primeira Liga, e a equipa menos batida da prova com apenas um golo sofrido, tendo averbado o primeiro empate na prova precisamente no clássico frente as águias (0-0), no último domingo, no Dragão.
Na quarta jornada, a equipa orientada por Francesco Farioli deslocou-se ao terreno do Sporting, tendo vencido por 1-2 em Alvalade, no primeiro clássico da temporada.
Os dragões são líderes com 22 pontos, 19 golos marcados (menos um golo que o segundo classificado Sporting) e com o Benfica a contar com 13 golos em oito jogos. Há uma época atrás, por esta altura, os azuis e brancos, com Vítor Bruno no comando, contavam com apenas menos um ponto, tendo somado por vitórias todos os jogos com exceção do desaire em Alvalade frente ao Sporting. Em relação ao índice goleador, o conjunto da Invicta levava menos quatro golos na sua contabilidade, em relação à presente época (18) e mais dois golos sofridos (quatro).
À 8.ª jornada de 24/25, o Sporting, ainda com Ruben Amorim, era o líder incontestado, com oito vitórias em oito jogos, 24 pontos somados e uns impressionantes 27 golos marcados e apenas dois tentos sofridos.
Esta época, o Sporting já perdeu cinco pontos, em oito jogos, precisamente nos dois jogos ‘a doer’ curiosamente em embates caseiros em Alvalade, aquele que tem sido nas últimas épocas a grande fortaleza dos leões. Derrota frente ao FC Porto (4.ª jornada) e o empate do fim de semana frente ao SC Braga (0-0). Os verdes e brancos contam com sete golos (27 contra 20) e sofreram mais três golos sofridos (5) no que diz respeito a 24/25.
O Benfica, atual terceiro classificado na Primeira Lig, totaliza menos um ponto do que na época passada (18), marcou menos seis golos (19 contra 13) e mantém os número ao nível dos golos sofridos (2).
O Gil Vicente, que terminou na nona posição na época passada, tem sido uma das equipas sensações da prova. O conjunto orientado por César Peixoto é o atual 5.º classificado da Primeira liga, com 16 pontos, tendo somado até ao momento cinco vitórias, um empate e duas derrotas, sendo que foram averbadas frente ao FC Porto em casa (0-2) e no estádio da Luz no duelo frente ao Benfica (2-1).
Moreirense e Famalicão vão-se mantendo, à semelhança da época anterior en posições cimeiras na Primeira Liga, ocupando a quinta e sexta posição respetivamente. Lugares estes são tradicionalmente ocupados pelos dois emblemas do Minho. O V. Guimarães é o atual 7.º classificado com 11 pontos, mais um do que os bracarenses que para já têm desiludido na competição interna, num modesto 8.º lugar.
Se o futebol é golos, Clayton Silva mantém o faro e é para já o melhor marcador da Primeira Liga, com seis golos, os mesmos que o recém-chegado Luis Suárez (Sporting) e Jesús Ramírez, do Nacional, com os mesmos seis tentos. Curiosamente Clayton é o melhor marcador numa equipa que só esta jornada somou o primeiro triunfo na competição.
Ao nível das assistências, Alberto Costa (FC Porto) lidera com cinco passes para golo, seguido de Dinis Pinto com quatro (Moreirense), as mesmas de Leonardo Lelo (SC Braga) e João Carvalho (Estoril).