Roberto Martinez continua em modo defesa quando o nome é Cristiano Ronaldo. Após a goleada de Portugal a Arménia por 9-1, esta tarde no Dragão, e o consequente apuramento de Portugal para a fase final do Mundial 2026, o selecionador nacional aproveitou para criticar… as críticas de quem não gostou da má exibição de Portugal na derrota diante da Irlanda, e da expulsão de Cristiano Ronaldo com vermelho direto, após agredir um adversário.
“Frente à Hungria, deixámos de jogar nos últimos 20 minutos, deixámos que a Hungria empatasse. Não foi falta de atitude ou falta de aspeto tático, foi o quere já ir ao Mundial. Na Irlanda acontece o mesmo. Tive a minha primeira derrota em 43 jogos de fases de apuramento Mundiais e uma derrota que não posso explicar pela parte técnica ou física. Posso explicar com vontade de ganhar o jogo e não saber como. É esse aspeto que ajuda a preparar a equipa para o Mundial”, começou por explicar, o selecionador nacional.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Roberto Martinez voltou a destacar o facto de Portugal agora conseguir reagir às adversidades, como mostrou na Liga das Nações do último verão, que venceu na Alemanha.
“Quando nos apurámos para o Euro-2024, a equipa não tinha a resiliência necessária para ganhar títulos. Na Liga das Nações já foi diferente. Reagimos quando Alemanha marcou em casa, quando a Espanha marcou, e ganhámos o torneio. É onde estamos agora. Temos de preparar bem o Mundial. A expectativa é dar tudo e usar os valores do povo português no relvado. A Seleção faz isso com talento. Vamos tentar ganhar o Mundial. Nunca foi feito e não é fácil. Temos de estar juntos”, declarou.
FOTOS: As imagens do Portugal 9-1 Arménia
Depois de “agradecer todo o carinho” recebido “no hotel do Porto durante o dia seguinte à derrota na Irlanda”, Martinez deixou reparos a quem criticou a seleção após a derrota em Dublin.
“Foi difícil e o carinho ajudou. As críticas que sofremos não são corretas, factos que não são factos, opiniões mal intencionadas e isso não ajuda a Seleção. Não merecemos a forma como fomos criticados após a Irlanda. Terminámos em primeiro, apurámo-nos sem calculadora. Agora, as críticas ficam no seu lugar”, atirou.
Sobre o talento que existe à disposição e sobre o que cada jogador pode dar, Martinez lembrou que Portugal tem “um grupo com 25 jogadores de campo e todos trazem qualquer coisa diferente. Todos podem ser importantes”, antes de voltar a defender Cristiano Ronaldo das críticas, depois de o capitão pedir dispensa a seguir a derrota com a Irlanda, uma vez que não iria jogar com os arménios.
“O Cristiano é sempre uma opinião pública. Quando o Cristiano marca golos, a pergunta é o que fazer quando não o tivermos. Quando não joga e ganhamos, pergunta-se: ‘Quem precisa do Ronaldo?’ Uma coisa é debate popular, outra é a competitividade que temos. Era importante ter liderança, hoje. A entrada do Bruno Fernandes foi muito importante, o papel do Rúben Dias e do Bernardo Silva também. Temos liderança que não é um só jogador. Há um grupo num momento muito bom. Marcámos nove golos, mas tivemos mais oportunidades. O melhor lateral-esquerdo do Mundo [n.d.r. Nuno Mendes] não jogou, o Pedro Neto jogou sempre desde o apuramento na Liga das Nações e não esteve presente… Temos uma equipa com muitas opções. É importante que ganhar quando há jogadores que não estão conosco”, completou.
Cristiano Ronaldo foi a grande ausência de Portugal na goleada à Arménia por 9-1, resultado que colocou Portugal no Mundial 2026. O capitão das Quinas foi expulso na 5.ª feira, na derrota com a República da Irlanda por 2-0, por ter agredido 0’Shea.
Portugal goleou, esta tarde, a Arménia por 9-1, na 6.ª e última jornada do Grupo F da qualificação Europeia. No Estádio do Dragão brilharam João Neves e Bruno Fernandes, os homens que fizeram hat-tricks (três golos cada) no jogo. Renato Veiga, Gonçalo Ramos e Francisco Conceição fizeram os outros golos.
Esta será a nona presença de Portugal em fases finais de Campeonatos do Mundo de futebol, a sétima consecutiva.























