Portugal sagrou-se este domingo vice-campeão da Europa de estafetas mistas de corta-mato, em Lagoa, alcançando um resultado histórico numa prova em que a Itália confirmou o domínio ao revalidar o título continental, conquistado pela terceira vez.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
O momento decisivo surgiu no último percurso, entregue a Isaac Nader. O campeão mundial dos 1.500 metros protagonizou uma recuperação impressionante, levando a estafeta portuguesa do quinto ao segundo lugar, com o tempo final de 17.16 minutos, apenas quatro segundos atrás da formação italiana (17.12). O Reino Unido completou o pódio, com 17.17 minutos.
Antes do fecho de luxo de Nader, a equipa lusa contou com as prestações de Salomé Afonso, vice-campeã europeia ‘indoor’ dos 1.500 metros e medalha de bronze nos 3.000, Rodrigo Lima e Patrícia Silva, bronze nos 800 metros em pista curta nos Europeus de Apeldoorn 2025.
Esta medalha de prata marca a estreia de Portugal no medalheiro das estafetas mistas de corta-mato, prova introduzida apenas em 2017, e reforça o estatuto da seleção nacional na competição continental. Com este resultado, Portugal passa a somar 60 medalhas em 31 edições dos Campeonatos da Europa de crosse, confirmando uma tradição sólida na disciplina.























