A Federação Portuguesa de Ciclismo anunciou esta terça-feira os nomes dos atletas que vão competir no Campeonato do Mundo de Estrada, que arranca na próxima semana no Ruanda. A lista não inclui João Almeida, recente vice-campeão da Vuelta, que decidiu concentrar-se no Europeu, agendado para o início de outubro, em França.
O selecionador nacional, José Poeira, reconheceu a dificuldade em elaborar a convocatória, sobretudo devido à proximidade entre os dois grandes eventos. “Esta foi uma das escolhas mais exigentes da minha carreira. Ter dois campeonatos de topo, em continentes diferentes e em semanas consecutivas, obrigou-nos a decisões cuidadas”, explicou, sublinhando ainda que, por essa razão, não haverá presença de juniores nem femininas no Mundial.
Convocados para o Mundial no Ruanda
Elite masculina: Afonso Eulálio (Bahrain-Victorious), António Morgado (UAE Team Emirates-XRG), Ivo Oliveira (UAE Team Emirates-XRG) e Tiago Antunes (Efapel Cycling)
Sub-23: Daniel Lima (Israel Premier Tech Academy), Daniel Moreira (Hagens Berman Jayco), Gabriel Baptista (Technosylva Maglia Bembibre) e Lucas Lopes (Rádio Popular-Paredes-Boavista)
O percurso no Ruanda, país que estreia a organização de um Mundial de estrada, será o mais exigente de sempre: 267,5 quilómetros e 5.475 metros de desnível acumulado, com altitude elevada e condições de grande dureza.
Já no Europeu, que decorrerá em França de 1 a 5 de outubro, João Almeida regressará à Seleção, participando tanto no contrarrelógio, a par de Nelson Oliveira, como na prova de fundo.
Convocados para o Europeu em França
Elite masculina: Afonso Eulálio, António Morgado, João Almeida, Nelson Oliveira (apenas CRI) e Rui Costa
Sub-23 masculinos: Daniel Lima, Daniel Moreira, Duarte Domingues, Gabriel Baptista, Lucas Lopes e Rafael Barbas
Juniores masculinos: Gonçalo Costa, Gonçalo Rodrigues, Guilherme Santos, João Anunciação, José Salgueiro e Rodrigo Jesus
Elite feminina: Daniela Campos (apenas CRI) e Raquel Queirós
Sub-23 femininas: Beatriz Roxo e Daniela Simão
Juniores femininas: Bruna Gonçalves, Lara Ribeiro e Maria Coimbra
Portugal inicia a participação no Europeu a 1 de outubro, com os contrarrelógios, e termina a 5 de outubro com a prova de fundo da elite masculina, num traçado de 202,5 km e mais de 3.300 metros de desnível.