Portugal saltou para o terceiro lugar do ranking da UEFA em 2025/26, após a ronda inaugural da Liga dos Campeões.
A goleada do Sporting ao Kairat Almaty em Alvalade fez Portugal chegar aos 5,200 pontos na presente época, com o contributo a repartir-se também por Benfica, SC Braga e Santa Clara, equipas que entraram nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões (Benfica), Liga Europa (SC Braga) e Liga Conferência (Santa Clara. Dessas três equipas, só os açorianos não entraram na fase de grupos.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
O FC Porto apenas arranca a sua caminhada europeia na próxima semana.
Colocar Portugal nos seis primeiros do ranking da UEFA até 2028 é um dos objetivos da Liga Portugal, num projeto chamado ‘Meta 2028’, que visa aumentar a competitividade e qualidade interna.
A 6.ª posição no ranking tem impacto direto na luta por vagas europeias, uma vez que os dois primeiros classificados no final da temporada garantem uma entrada extra na Liga dos Campeões da época seguinte.
Portugal, recorde-se, ocupa o sétimo lugar no ranking de cinco anos, que define as vagas a longo prazo, e tem como objetivo ultrapassar os Países Baixos (3.916 pontos na presente época), mas terá de ter cuidado porque pode cair para o 8.º lugar, uma vez que a Bélgica está muito forte esta época.























