A seleção portuguesa de basquetebol entrou esta semana no top 50 do ranking mundial da FIBA, ocupando agora o 47.º lugar, após a boa campanha no Eurobasket2025, onde atingiu os oitavos de final.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Em março, Portugal estava no 56.º posto, mas os resultados obtidos na fase final da competição continental permitiram ultrapassar nove seleções: Hungria, Cabo Verde, Tunísia, Bahamas, Bulgária, Nigéria, Países Baixos, Colômbia e Coreia do Sul. É a melhor posição desde o final de 2012, quando ocupava o 44.º lugar.
No Eurobasket, disputado em Riga, a equipa orientada por Mário Gomes terminou em 15.º entre 24 participantes, somando duas vitórias e seis derrotas. Portugal bateu a República Checa (62-50) e a Estónia (68-65), garantindo o apuramento para os oitavos de final, onde caiu frente à Alemanha, futura campeã europeia, por 85-58, após ter discutido o jogo até ao último período.
A classificação iguala a da estreia lusa em Europeus, em 1951, ficando apenas atrás do histórico 9.º lugar alcançado em 2007. Na última presença, em 2011, Portugal tinha sido 21.º, sem vitórias.
No topo do ranking, os Estados Unidos mantêm a liderança, agora seguidos da Alemanha, vencedora do Eurobasket, que ultrapassou a Sérvia, relegada ao terceiro posto. França, Canadá, Austrália, Espanha, Argentina, Lituânia e Brasil completam o top 10, com os sul-americanos a entrarem para o lugar da Letónia.