Foi um fim-de-semana com golos portugueses em Itália, Alemanha e França (para não falar, claro, na Arábia Saudita), mas com sortes distintas para muitos dos treinadores lusos além-fronteiras.
Resumimos como se portaram os portugueses que jogam e treinam nos principais campeonatos espalhados pelo mundo.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Inglaterra: Amorim meteu a terceira
Na Premier League, Ruben Amorim está a ter, enfim, razões para sorrir depois de ver a sua equipa somar a terceira vitória consecutiva na prova ao receber e vencer, por 4-2, o Brighton, num jogo em que Bruno Fernandes e Diogo Dalot (como ala esquerdo) jogaram os 90 minutos. O United já é 6.º na tabela, a seis pontos do líder Arsenal, à frente de Liverpool e Chelsea e com os mesmos pontos do Manchester City.
Manchester City que, com Rúben Dias, Matheus Nunes e Bernardo Silva (substituído aos 60 minutos) a titulares, perdeu na visita ao terreno do Aston Villa e deixou o Arsenal fugir no topo da tabela.
Os outros treinadores portugueses não foram, contudo, tão felizes como Ruben Amorim e saíram todos derrotados da ronda 9 da Premier League jogada neste fim-de-semana. O Fulham, de Marco Silva, perdeu por 2-1 em Newcastle, é 17.º e somou a quarta derrota seguida. O West Ham, de Nuno Espírito Santo (que continua sem ganhar ao leme dos Hammers) perdeu por 2-1 no terreno do Leeds (Mateus Fernandes marcou o golo do conjunto londrino) e é penúltimo. E o Wolverhampton, de Vítor Pereira, perdeu em casa com o Burnley ( que contou com Florentino) e continua sem ganhar, no 20.º e último posto. Rodrigo Gomes foi titular nos Wolves, José Sá e Toti Gomes não saíram do banco.
Derrotado foi também Pedro Neto, ao serviço do Chelsea, apesar de ter feito a assistência para a sua equipa na surpreendente derrota caseira, por 2-1, com o Sunderland. Já Fábio Carvalho não saiu do banco no triunfo do Brentford sobre a sua antiga equipa, o Liverpool.
Itália: Rafael Leão confirmou veia goleadora
Na Serie A, Rafael Leão parece em definitivo recuperado da lesão que o apoquentou e de volta à boa forma. Marcou pelo segundo jogo consecutivo (depois do bis na vitória sobre a Fiorentina), mas desta feita o AC Milan ficou-se por um empate 2-2 em casa com o Pisa (por quem Tomás Esteves continua sem jogar) e caiu da liderança para o terceiro lugar.
Pior ainda fez a Juventus, que com Francisco Conceição a alinhar os 90 minutos e João Mário a a entrar nos últimos quatro perdeu por 1-0 com a Lazio, que não contou com Nuno Tavares, por lesão. A Juventus é apenas oitava e esta segunda-feira confirmou o despedimento do treinador, Igor Tudor.
Os jovens Tiago Gabiel e Danilo Veiga jogaram os 90 minutos na defesa do Lecce e também perderam (3-2 com a Udinese), enquanto o central ex-FC Porto Zé Pedro jogou igualmente os 90 minutos e viu o seu Cagliari empatar 2-2 com o Hellas Verona.
Alemanha: Raphael Guerreiro marcou a assistiu, Fábio Silva decisivo para o Dortmund
Na Bundesliga, o destaque vai para Raphael Guerreiro, que somou um golo e uma assistência na vitória do Bayern sobre o Borussia Mönchengladbach, apesar de só ter saltado do banco ao intervalo.
Também em destaque esteve Fábio Silva, que saltou do banco a 11 minutos do fim para fazer a assistência para o golo da vitória do Dortmund (1-0) sobre o Colónia. Tiago Tomás foi igualmente suplentes utilizado no Estugarda e também viu a sua equipa vencer, ao bater o Mainz.
O Hamburgo teve Daniel Fernandes na baliza e Fábio Vieira, Gui Ramos e Fábio Baldé a saírem do banco na derrota por 1-0 com o Wolfsburgo.
Titulares foram Diogo Leite Mathias Pereira Lage nas derrotas, respetivamente, do Union Berlim contra o Werder Bremen e do St.Pauli contra o Eintracht Frankfurt, respetivamente.
França: Félix Correia e Afonso Moreira em grande
Na Ligue 1, o Paris Saint-Germain voltou às vitórias na prova (e ao topo da classificação) depois de dois empates e Vitinha, que jogou os 90 minutos, fez uma assistência brilhante no triunfo por 3-0 em casa do Brest. Gonçalo Ramos jogou os 11 minutos finais, Nuno Mendes não saiu do banco e João Neves ainda não voltou aos convocados depois da lesão.
Afonso Moreira marcou o segundo golo em três dias. Depois de ter marcado para a Liga Europa contra o Basileia, em 11 minutos em campo, desta feita saltou do banco a 22 minutos do fim, tempo suficiente para oferecer a vitória ao Lyon de Paulo Fonseca na receção ao Estrasburgo. Mathys De Carvalho saltou do banco já nos descontos.
Mas o destaque em França, no que a portugueses diz respeito, este fim-de-semana vai mesmo para Félix Correia, que marcou os seus dois primeiros golos na Ligue 1 ao bisar no triunfo por 6-1 do Lille sobre o Metz. Tiago Santos e André Gomes não foram convocados.
Tiago Gouveia teve direito a 13 minutos em campo na vitória do Nice sobre o Rennes (2-1) e Anthony Lopes voltou a ser o dono da baliza do Nantes numa vitória por 2-1 sobre o Paris FC.
Espanha: Vários jogadores portugueses mediram forças
Em duelo de portugueses, Thierry Correia foi titular e André Almeida suplente utilizado na derrota do Valencia, por 2-0, na receção ao Villarreal, por quem Renato Veiga alinhou os 90 minutos no centro da defesa. A equipa do Submarino Amarelo ocupa o terceiro lugar, apenas atrás de Real Madrid e Barcelona.
Noutro duelo de portugueses, Gonçalo Guedes (substituído aos 69 minutos) foi titular na vitória por 2-1 da Real Sociedad sobre o Sevilha, que teve Fábio Cardoso em campo durante 52 minutos.
Martim Neto (saiu aos 59 minutos) e André Silva também foram titulares pelo Elche e viram a sua equipa perder (1-0) com o Espanyol. Melhor sorte teve Domingos Duarte, titular no triunfo do Getafe sobre o Atheltic Bilbau, e Samu Costa esteve 73 minutos em campo no empate do Maiorca com o Levante.
Outros destaques: Félix, Ronaldo e Jesus em grande na Arábia Saudita
Noutros campeonatos, o Al Nassr segue imparável na Liga saudita esta temporada. A equipa agora orientada por Jorge Jesus somou a sexta vitória em seis jornadas, liderando isolada a tabela, e uma vez mais João Félix e Cristiano Ronaldo estiveram em grande ao assinarem os golos da vitória (2-0) sobre o Al Hazm. Félix abriu a contagem e leva 12 golos em 12 jogos pelo seu novo clube, Ronaldo fechou as contas e chegou aos 950 golos na carreira em jogos oficiais.
No Brasil houve frente a frente entre treinadores portugueses no topo da tabela, mas não houve golos: o Palmeiras de Abel Ferreira recebeu o Cruzeiro de Leonardo Jardim e o encontro terminou com 0-0 no marcador. Na classificação, o Palmeiras lidera isolado o Brasileirão, com 62 pontos, enquanto o Cruzeiro é terceiro, com 57 pontos (e mais um jogo disputado). Pelo meio surge o Flamengo, com 61 pontos.























