Como habitual, fazemos-lhe o resumo do que se passou nos principais campeonatos, com treinadores e jogadores portugueses em ação. Começamos pela Ligue 1 e para que inicie a semana informado.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Foi o jogo grande do fim de semana em França. O PSG assegurou a vitória no terreno do Lyon por 3-2, em partida a contar para a 12.ª jornada da liga francesa.
João Neves foi a grande figura da partida ao marcar o golo do triunfo ao minuto 90+5, garantindo assim os três pontos e a liderança da tabela classificativa.
Vitinha destacou-se com as assistências para os golos do franceses. O PSG é agora líder isolado, dois pontos acima de Marselha e Lens, que seguem no segundo e terceiros lugares.
México
No México, Paulinho voltou a deixar a sua marca. O avançado português tornou-se no primeiro jogador do Toluca a vencer a Bota de Ouro pelo terceiro ano consecutivo.
O avançado luso marcou aos 40 minutos no triunfo frente Club América. No total o avançado já soma 44 golos, 10 assistências em 62 jogos pelo Toluca.
Inglaterra
O Manchester City aproveitou da melhor forma a derrapagem do Arsenal frente ao Sunderland (2-2). O conjunto de Pep Guardiola está apenas a quatro pontos da liderança dos ‘gunners’. No clássico da jornada na Premier League, os cityzens venceram o Liverpool por 3-0. Os tentos foram apontados por Haaland, num jogo em que até deu para o norueguês falhar uma grande penalidade.
Nico González, ex-FC Porto, apontou o outro tento dos cityzens, num remate desviado por Virgil van Dijk. O marcador foi fixado por Doku já no segundo tempo. Matheus Nunes, Bernardo Silva e Ruben Dias foram titulares nos ingleses.
Pelo Chelsea, Pedro Neto marcou no triunfo gordo dos blues sobre o Wolverhampton por 3-0. Malo Gusto e João Pedro apontaram os restantes golos dos londrinos. O Wolverhampton – com Toti Gomes e José Sá no banco – permanecem em crise profunda e somam nove derrotas em 11 jogos e seguem no último lugar da tabela com apenas dois pontos.
O West Ham de NES voltou aos triunfos, após bater o Burnley por 3-2. Já o Fulham, de Marco Silva, somou nova derrota, desta vez frente ao Everton (2-0), e está apenas um ponto acima da zona de descida, no 15.º lugar, com 11 pontos. O médio português Mateus Fernandes foi titular pelos londrinos, enquanto Florentino Luís alinhou de início no Burnley.
Com este resultado, o West Ham soma agora 10 pontos e sobe provisoriamente ao 18.º lugar, igualando o adversário desta jornada.
Já em Liverpool, o Fulham de Marco Silva somou a sexta derrota no campeonato, perdendo por 2-0 com o Everton. Os golos dos ‘toffees’ foram apontados por Idrissa Gueye (45+4’) e Michael Keane (81’).
Também na Premier League, Tottenham e Manchester United empataram a dois jogos. Bruno Fernandes e João Palhinha foram titulares nas suas equipas, Diogo Dalot entrou no segundo tempo. Os red devils adiantaram por Brian Mbeumo aos 32 minutos. Mathus Tel empatou ao minuto 84, Richarlison marcou o golo da reviravolta.
Contudo, o United ainda conseguiu empatar nos derradeiros segundos, num tento de Mathis De Ligt, no quinto encontro sem derrotas da equipa de Ruben Amorim.
Arábia Saudita
Na Arábia Saudita, Sérgio Conceição continua sem vencer. Desta feita o Al Ittihad foi derrotado por 1-0 na receção ao Al Ahli Jeddah, em partida que encerrou a oitava jornada da competição.
Desde que chegou ao campeão em título, o técnico português ainda não venceu no campeonato, somando duas derrotas e dois empates. Os portugueses Roger e Danilo foram titulares e o Ittihad está já a 13 pontos do líder Al Nassr, de Jorge Jesus, Cristiano Ronaldo e João Félix.
O Al Nassr bateu o Neom por 1-3. CR7 marcou de grande penalidade e João Félix fechou as contas com um grande pontapé de fora da área. Rúben Neves marcou no triunfo do Al Hilal sobre o Al Najma, orientado por Mário Silva, por 4-2.
Com este resultado, o Al Hilal sobe ao 3.º lugar, com 20 pontos, apenas um atrás do Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, João Félix e Jorge Jesus, e do Al Taawon, ambos com 21.























